Palestras sobre a campanha “Julho Verde” são sucesso de público

Por Dara Freitas

 






Fechando a semana com chave de ouro, a unidade de Jales, do Hospital de Câncer de Barretos, realizou duas palestras em comemoração à campanha internacional de prevenção de câncer de cabeça e pescoço, conhecida como "Julho Verde". 

A primeira aconteceu na última segunda-feira, dia 24, no anfiteatro da instituição. Dentre os profissionais de saúde que participaram, estavam: médicos, dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, educador físico e assistente social, de Jales e de mais 10 cidades da região.

Já o "1º Encontro para Discussão sobre Câncer de Cabeça e Pescoço Com a Sociedade foi realizada na quarta-feira, dia 26, no Anfiteatro da associação Paulista de Medicina – APM (antigo clube dos médicos), onde centenas de pessoas compareceram.

Ambas as apresentações tiveram como palestrantes os cirurgiões em cabeça e pescoço, Sávio Costa de Paula e Filipe Minzon Rodrigues, a fonoaudióloga Tatiane C. S. Freitas e a cirurgiã dentista, Helen Ramon Esper de Carvalho.

Para o Dr. Filipe, a participação, tanto dos profissionais de saúde, como da sociedade em geral, é muito importante. "Os profissionais de saúde são as ‘pontas do iceberg’, pois quando o paciente chega ao posto de saúde, são essas pessoas que vão identificar os sintomas e encaminha-los, com mais precisão, para iniciar o tratamento no Hospital. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais chances de cura tem esse paciente", afirmou.

Para a enfermeira do departamento de educação continuada e presidente do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), Priscila Miranda, só foram possíveis essas ações graças aos parceiros que a instituição possui. "Quero agradecer imensamente a presidente da Associação Paulista de Medicina, Dra. Alice Mariani, que nos deu todo apoio, e a AVCC, que sempre nos ajuda em tudo que precisamos", declarou.

O alerta para a doença - Em entrevista, os dois médicos especialistas de câncer de cabeça e pescoço da unidade de Jales, alertam para sintomas que caracterizam como alarmante para doença: Rouquidão persistente, nódulos no pescoço, dificuldade para engolir, mudança na voz, manchas brancas na boca, aftas frequentes, lesões com sangramento na boca e dificuldade para cicatrização.

O principal deles são as feridas na boca ou gengiva que perduram por mais de 3 semanas. A orientação é para que nesta situação, um médico seja consultado imediatamente.

É importante ressaltar que o consumo de tabaco e álcool aumentam as chances para o desenvolvimento desse tipo de tumor, e a associação dos dois hábitos multiplica as possibilidades do surgimento do câncer.

Comentários