Mudando hábitos

Após abandonar a profissão, uma advogada cuiabana de 37 anos virou fenômeno na Internet com receitas saudáveis. A mudança aconteceu a partir de uma história familiar que a fez ir para a cozinha em busca de refeições repletas de bons nutrientes.

Foi em 2014 que a vida da então advogada trabalhista Viviane Almeida (foto) virou de cabeça para baixo, quando seu marido foi diagnosticado com um câncer grave no intestino e no fígado. Determinada a ajudá-lo, Viviane deixou de lado a carreira profissional para dedicar-se exclusivamente ao auxílio no tratamento da doença. Ela partiu em busca de medidas que amenizassem o sofrimento dele e ajudassem o processo de cura.

Sua paixão por nutrição e alimentação saudável começou ali. Ela colheu informações em conversas com especialistas, pesquisou sobre a doença e investigou sobre a forma como ela age no corpo, tendo em vista melhorar a alimentação do seu marido.

Viviane estudou bastante e aprendeu muito sobre alimentação saudável. Leu inúmeros artigos que lhe forneceram bons conhecimentos, foi em busca de pacientes com esse tipo de câncer para entender a ação da doença sobre o corpo e a influência da alimentação ao longo do processo de cura. Foi assim que ela se apaixonou pela alimentação saudável e descobriu um jeito eficiente de prestar ajuda.

Inicialmente, Viviane cortou o açúcar, o óleo vegetal, as farinhas refinadas, o glúten e a lactose. Criou e testou várias receitas, adaptando-as com ingredientes benéficos, anotando a receita de cada prato novo num caderno. Seu marido passou a consumir essas refeições com ótimos resultados. Teve alívio no tratamento da quimioterapia, diminuição da anemia e melhora no ganho de peso.

Ela viu que estava no caminho certo. Mesmo sem incentivo dos médicos responsáveis pelo tratamento do marido, ela continuou a contribuir com a alimentação saudável. Até criou uma ótima receita de pão de queijo com pouquíssima gordura, feito com batata doce. Por fim, estendeu a alimentação saudável a toda a família.

Com a cura confirmada do marido, ela se sentiu maravilhada. Reconheceu a importância do tratamento médico convencional, mas ficou convencida de que boa parte da cura se deu em virtude da nova alimentação. Fechou oficialmente o escritório de advocacia e passou a se dedicar ao estudo e à criação de receitas saudáveis, compartilhando tudo – via internet – com pacientes em tratamento e pessoas interessadas em geral.

A procura pela sua dieta "fit" ("em forma") só cresceu. Ela nunca teve por objetivo ganhar dinheiro com a divulgação do seu trabalho na mídia eletrônica. Mas passou a ser convidada para ministrar cursos – em várias cidades –, nos quais ensina suas receitas. E publicou um livro com o nome "Doce Saúde Fit", com mais de 30 receitas saudáveis.

Atualmente, ela compartilha conceitos e receitas na Internet com quase 500 mil seguidores. O público que deseja conhecer melhor o trabalho da Viviane pode utilizar "Doce Saúde Fit" ou "docesaudefit" para acessar o Site, o Youtube, o Instagram e o Facebook na Internet. O livro está disponível para aquisição no Site da Internet; seu preço básico é de R$ 29,90 – mais a despesa postal – para ser recebido em todo o país pelos Correios.

Movida pelo desejo de continuar aprendendo e ajudar melhor muitas pessoas, Viviane Almeida ingressou no curso de Nutrição de uma faculdade de Cuiabá (MT). Ela garante que a alimentação saudável pode ser também saborosa e barata. Não há dúvida de que ela vai fazer uma valiosa diferença na vida de muita gente.(Fonte: Bruna Bozza, P+G Comunicação Integrada, Curitiba PR)

Comentários