Maioria das tentativas de fraudes é aplicada no segmento de telefonia, revela indicador da Serasa Experian
Setor representa 38,6% das mais de 782 mil tentativas aplicadas nos cinco primeiros meses deste ano |
São Paulo, 26 de julho de 2017
– Segundo o Indicador Serasa Experian de
Tentativas de Fraude, de janeiro a maio de 2017, o Brasil registrou 782.244
tentativas de fraude. Isso representa uma tentativa a cada 16,8 segundos. O
segmento de telefonia foi o mais afetado no acumulado do ano, sendo responsável
por 38,6% do total, com 301.956 tentativas. Neste tipo de golpe, dados de
consumidores são utilizados por criminosos para abertura de contas de celulares
ou compra de aparelhos, por exemplo.
Caso a fraude no
segmento de telefonia seja bem sucedida, funciona como uma “porta de entrada”
para os fraudadores aplicarem golpes de maior valor em outros setores da
economia. Os golpistas costumam comprar telefones para ganharem um comprovante
de residência e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque,
pedir cartões de crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras
pessoas.
O setor de
Serviços vem em seguida no ranking de segmentos com mais tentativas de fraude
identificadas de janeiro a maio de 2017 (233.092), representando 29,8% do total.
Em terceiro lugar está bancos e financeiras com 23,9% de participação e 187.203
tentativas. O quarto setor mais afetado pelas tentativas nos cinco primeiros
meses do ano foi o Varejo, com 47.452 tentativas e participação de 6,1%. Os
demais segmentos representaram 1,6% do total. Veja mais detalhes na tabela
abaixo:
Em maio deste ano,
164.988 tentativas de fraude foram aplicadas em todos os segmentos, o que
representa um aumento de 19,7% em relação a abril do mesmo ano, quando o
indicador apontou 137.856 tentativas. Na comparação de maio de 2017 x maio 2016,
o crescimento nas tentativas foi de 12,3%.
Segundo os
economistas da Serasa Experian, a volta gradativa do consumidor ao mercado de
crédito após 2 anos de recessão econômica pode estar estimulando os fraudadores
a aplicar golpes, já que muitas vezes os mesmos consideram esses períodos de
maior movimentação como ambiente propício. O Indicador Serasa Experian da
Demanda do Consumidor por Crédito apontou crescimento de 2,1% no primeiro
semestre de 2017, na comparação com o mesmo período do ano anterior, na
quantidade de pessoas que buscou crédito no país.
Principais
tentativas de golpe apontadas pelo indicador:
Como
evitar fraudes?
A fraude de
identidade acontece quando dados pessoais de um consumidor são usados por
terceiros para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito sem a
intenção de honrar os pagamentos. De acordo com estudos da Serasa, basta perder
um documento pessoal para dobrar a probabilidade de o cidadão ser vítima de um
golpe.
Para se prevenir,
quem teve documento extraviado, deve cadastrar um alerta gratuito na Serasa pelo
link: www.serasaconsumidor.com.br/servicos-roubo-perda-de-documentos/, além de
fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.). O registro ajuda a reduzir o risco e
evitar a dor de cabeça de ter dados pessoais utilizados por
fraudadores.
Com o alerta, o
SerasaConsumidor consegue avisar às empresas que consultam seus produtos sobre a
perda ou roubo do documento quando este for utilizado para abertura de conta em
bancos, compra de bens e serviços, pagamentos etc. Assim, antes de efetuar a
compra, por exemplo, estas empresas poderão tomar algumas atitudes preventivas,
como solicitar outros tipos de documentos para comprovar a identidade, por
exemplo.
Outras ações podem
ajudar o consumidor a se proteger das fraudes. Veja 10 dicas
abaixo:
No mundo
físico:
1. Não perder de
vista seus documentos de identificação quando solicitados para protocolos de
ingresso em determinados ambientes ou quaisquer negócios; do mesmo modo, não
deixar que atendentes de lojas e outros estabelecimentos levem seus cartões
bancários para longe de sua presença sob a desculpa de efetuar o
pagamento;
2. Tomar cuidado
ao digitar a senha do cartão de débito/crédito na hora de realizar pagamentos,
principalmente na presença de desconhecidos;
3. Não informar os
números dos seus documentos quando preencher cupons para participar de sorteios
ou promoções de lojas.
No mundo
virtual:
4. Ao ingressar em
um site, verificar se possui certificado de segurança. Para isso, basta checar
se o http do endereço vem acompanhado de um “s” no final (https). Há ainda
certificados que ativam um destaque em verde na barra do navegador;
5. Não fazer
cadastros em sites que não sejam de confiança;
6. Ter cuidado com
sites que anunciam oferta de emprego ou produtos por preços muito inferiores ao
mercado;
7. Não
compartilhar dados pessoais nas redes sociais que podem ajudar os golpistas a se
passarem por você;
8. Manter
atualizado o antivírus do seu computador, diminuindo os riscos de ter seus dados
pessoais roubados por arquivos espiões;
9. Evitar realizar
qualquer tipo de transação financeira utilizando computadores conectados em
redes públicas de Internet;
10. Ao usar
computadores compartilhados, verificar se fez o log off das suas contas (e-mail,
internet banking, etc.).
Metodologia do Indicador Serasa
Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor
O Indicador Serasa
Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois
conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de
consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do
risco de fraude, obtida através da aplicação dos modelos probabilísticos de
detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados
brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O
Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído
pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade
de fraude (item 2).
|
Comentários
Postar um comentário