Hospital de Câncer de Barretos inaugura Instituto de Prevenção em Campinas

Centro oncológico terá capacidade para realizar 3.600 mamografias, 500 consultas e 500 cirurgias por mês
São Paulo, julho de 2017– O Hospital de Câncer de Barretos inaugurou nesta terça-feira, 18 de julho, o Instituto de Prevenção de Campinas. O mais novo centro de rastreamento oncológico do interior de São Paulo está preparado para realizar exames preventivos de mama, colo do útero, pele, boca, intestino e pulmão. O projeto nasce a partir de verbas do Ministério Público do Trabalho e tem o apoio da prefeitura de Campinas, com a cessão de uso do terreno.
Com capacidade para atender 300 mulheres por dia, o instituto conta com:
  • Recepções e Salas de treinamento e de videoconferência;
  • Sala com mamógrafo de última geração;
  • Sala de biópsia com mesa de estereotaxia, que permitirá a realização de exame com mais qualidade e conforto para a paciente;
  • Salas com aparelhos de ultrassom para exames e biópsias de mama;
  • Salas de coleta de Papanicolau;
  • Consultórios médicos;
  • Centro cirúrgico com duas salas.




Segundo o presidente do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata, graças a essa parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a cidade de Campinas ganha um avançado centro de diagnóstico e prevenção da doença.
O MPT destinou parte dos recursos obtidos em uma ação civil pública para cinco projetos relacionados à pesquisa e atendimento de saúde. O maior deles, orçado em R$ 69,9 milhões, foi para o Hospital de Câncer de Barretos. Desse montante, R$ 34 milhões foram destinados para a construção do Instituto de Prevenção de Campinas e de cinco unidades móveis.
“O Instituto permitirá às mulheres de Campinas se prevenirem contra os tipos mais comuns de câncer, como o de mama. É uma oportunidade ímpar poder disseminar a excelência do atendimento de Barretos para Campinas. Agradeço muito. Estamos oferecendo a chance de cura e um tratamento digno e humanizado”, destaca Henrique Prata.

Unidades Móveis
Além do Instituto de Prevenção de Campinas, a parceria contempla ainda cinco unidades móveis (carretas), sendo quatro adaptadas e equipadas para o diagnóstico e realização de exames de colo do útero, pele e pulmão; e uma para a educação.
A carreta educativa será direcionada para as escolas no intuito de despertar nos jovens o interesse por hábitos saudáveis, qualidade de vida e para o diagnóstico precoce e os cuidados na prevenção ao câncer.
 
Sobre o Hospital de Câncer de Barretos
Excelência em oncologia, o Hospital de Câncer de Barretos registra 6.000 atendimentos/dia, 100% gratuitos. Acolhe pacientes de todo o Brasil, com profissionalismo e humanização. Com 55 anos de história, o Hospital possui diversas unidades de tratamento e prevenção. Nas cidades de Barretos (SP), Jales (SP) e Porto Velho encontram-se os hospitais que oferecem tratamento para as pessoas que já possuem câncer.
Já os Institutos de Prevenção, que realizam exames de diagnóstico precoce, estão presentes nas seguintes cidades: Barretos (SP), Fernandópolis (SP), Porto Velho (RO), Ji-Paraná (RO), Campo Grande (MS), Nova Andradina (MS), Juazeiro (BA) e Lagarto (SE) e Campinas (recém-inaugurado).
Há projetos em andamento em Macapá (AP) e novas parcerias estão sendo fechadas em Rio Branco (AC) e com o estado de Mato Grosso para a construção de Centros de Prevenção. Já em Palmas (TO), o Hospital de Câncer de Barretos dará início à construção de um hospital para o tratamento da doença.

Comentários