Agricultura orgânica será tema de evento gratuito em Jales

A cidade de Jales vai receber dois dias de palestras, cursos, feira de produtos, alimentos, artesanatos e troca de sementes, tudo relacionado à agricultura orgânica. Nos dias 27 e 28 de julho, na Escola Vocacional, será realizado o 3º Seminário de Agricultura Orgânica (SAO) para discussão de assuntos ligados ao setor. O evento é gratuito e também vai incluir uma feira de produtos aberta ao público.

O objetivo do evento é promover os orgânicos na região noroeste, incentivar os produtores rurais, empresas varejistas e consumidores. A programação do seminário inclui, por exemplo, palestras sobre produção de tomate, leite, frangos e ovos orgânicos, sobre organização e comercialização de produtos orgânicos, controle de pragas e doenças no cultivo, além de mesa redonda com a participação de produtores.

A partir das 8h começam as feiras de produtos orgânicos, de artesanato, de alimentos e condimentos e a feira de sementes para a troca de sementes, manivas, estacas e mudas entre os produtores e entidades.

No ano passado, o seminário foi realizado em um dia. Este ano, o evento foi ampliado para atender um pedido dos participantes da edição anterior para incluir mais palestras e maior interação entre as empresas e do público presente, de acordo com o coordenador da comissão executiva do Codeter Noroeste Paulista, Nilton Marques.

"O seminário será uma oportunidade para o produtor buscar informações e conhecimento, além de produtos para utilizar na produção orgânica. Já o consumidor, que cada vez mais está em busca de uma alimentação saudável, vai poder conhecer e comprar produtos orgânicos", destaca Marques, que também é engenheiro agrônomo e professor da Escola Técnica de Jales.

O evento é realizado pelo Codeter Noroeste Paulista. O Sebrae-SP participa da comissão organizadora, no atendimento aos produtores rurais e também estará presente com o Sebrae Móvel Agro.


Programação

Dia 27 de julho
8h: Credenciamento

9h: Abertura

9h30: Palestra "Princípios da agricultura Sintrópica" - José Fernando dos Santos Rebello (Instituto Chico Mendes - ICMBio)

10h30: Palestra "Produção de tomate orgânico" - Marcelo Sambiase

12h: almoço

13h30 às 16h30: Espaço empresarial - apresentação de produtos para a agricultura orgânica comercializados por patrocinadores

Oficinas de Sabores

9h às 16h30: Processamento artesanal de leite livre de agrotóxicos

13h às 16h30: PANC - Plantas Alimentícias Não Convencionais

Oficina de Saberes

13h às 16h30: Mulheres na construção de agroecologia

13h às 16h30: Certificação de produtos orgânicos

19h: Palestra: Como controlar pragas e doenças no cultivo orgânico? - Sebastião Wilson Tivelli (APTA Regional)


Dia 28 de julho
8h15: Palestra "Produção de leite orgânico" - André Luiz Monteiro Novo (Embrapa)

9h45: intervalo

10h: Palestra "Produção de frangos e ovos orgânicos" - Leikka Iwamura (Korin Agropecuária)

11h30: almoço

13h: Palestra "Cultivares de uvas com potencial para produção orgânica" - Reginaldo Teodoro de Souza (Embrapa)

14h: Palestra "Organização e comercialização de produtos orgânicos" - Rita de Cássia Goltz (Presidente da Associação das Colônias - Castro/PR)

14h45: Intervalo

15h: Mesa redonda "Experiências de produtores na comercialização de produtos orgânicos" - moderador: Sebastião Wilson Tivelli (APTA Regional)

- E-commerce: Guilherme Gustavo Lui (Sebrae/SP)

- Comercialização pelos Produtores de Castro/PR: Rita de Cássia Goltz (Associação das Colônias - Castro/PR)

- Comercialização pelo Grupo de Produtores do CODETER Noroeste Paulista: Rafael José Bernardes (Produtor de Orgânicos do Noroeste Paulista - Jales)

16h15: encerramento

Inscrições: www.organicosnoroestepaulista.com

Comentários