4º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista reuniu centenas de professores em três dias

 
"O evento foi muito interessante, porque nos permitiu uma capacitação importante, com grandes profissionais da educação", avaliou a professora Lívia de Souza, de Riolândia, que junto com mais de 1,2 mil professores, diretores e coordenadores de 53 municípios do Noroeste Paulista, participaram do 4º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista. O encontro foi promovido de 19 a 21 de julho, em Votuporanga, por meio do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Noroeste Paulista.

"Com o tema ‘A construção do conhecimento’, a proposta do Congresso foi promover oportunidades de capacitação para todos os nossos educadores", destacou Encarnação Manzano, coordenadora executiva do ADE e Secretária da Educação de Votuporanga.

Além de palestras com Francisco Cordão e Mozart Neves Ramos, a 4º edição do Congresso promoveu 40 minicursos, com temas diversificados e ministrados por profissionais como o consultor educacional da Inglaterra Anthonny McNamara, entre outros. No último dia, os professores viram como é possível aprender e ensinar Ciência de uma maneira bem divertida, por meio da apresentação do espetáculo do grupo "Ciência em Show".

"Os minicursos foram ótimos, aprendemos, por exemplo, que a música pode ajudar muito no ensino e, com certeza, passará a fazer parte da nossa rotina na sala de aula", disse a professora Jéssica Juliana, de Américo de Campos, que também ressaltou que "durante o Congresso absovermos bastante conhecimento".

O evento contou ainda com a exposição de boas práticas aplicadas em municípios da região. Por meio de banners, os participantes conheceram iniciativas desenvolvidas em escolas de Cosmorama, Gastão Vidigal Guarani D" e em Votuporanga.

"Vimos a teoria em alguns comentários e questões apontadas pelos profissionais convidados e, nos minicursos, conseguimos vivenciar realmente a prática", destacou o professor da rede municipal de ensino de Votuporanga, Gabriel Herrera Del Pino.

Para Marilene Mauri, professora em Jales, o Congresso permitiu aprimorar o conhecimento. "Os três dias permitiram que tivéssemos a oportunidade de conhecermos técnicas diferentes, para que possamos aplicar na escola onde trabalhamos".

O Congresso - O Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista é uma iniciativa do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Noroeste Paulista e conta com a colaboração de entidades organizadoras como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Votuporanga, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV) e a Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA).

O evento também conta com o apoio educacional da Prefeitura de Votuporanga, Instituto Natura, QEdu, Peabiru, Instituto Airton Senna e British Council e patrocínio da Starb, Fiorilli Softwere e Astra Turismo.

"Acreditamos que encontros dessa natureza potencializam diferentes diálogos entre profissionais da educação da região e experiências de inovação pedagógica", destacou Luis Felipe Serrao, do Conselho Britânico.

Comentários