Sipat realiza diversas atividades para conscientizar colaboradores sobre segurança no trabalho

Atividades trazem discussões sobre a prevenção de acidentes de trabalho de maneira informal e interativa 
A Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da Santa Casa de Misericórdia de Marília realizará no período de 26 a 30 de junho diversas atividades para conscientizar os colaboradores sobre segurança no trabalho. Palestras estão previstas para acontecer, assim como gincana educativa contando com a participação de quatro equipes.
"É o segundo ano que promovemos a gincana educativa e para a nossa surpresa a adesão dos funcionários dobrou em relação ao ano de 2016", enfatizou o presidente da Gestão 2016-2017 da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Santa Casa, Alex Torres.
A gincana educativa da edição 2017 da Sipat, que acontecerá no dia 29 de junho, vai contar com as provas de paródia musical, fotografia, passa ou repassa e bingo. Todas estas atividades trazem discussões sobre a prevenção de acidentes de trabalho de maneira informal e interativa. Cada grupo da gincana terá de nove a doze participantes. Os grupos que se destacarem como primeiro e segundo lugar serão premiados com medalha de ouro e prata, além de receberem um lanche especial em comemoração à atividade desenvolvida em grupo.  
"Percebemos que após a mudança de formato da Sipat, conseguimos uma maior integração entre os funcionários e também mais participantes. Apenas com as palestras educativas, a semana ficava muito formal, com pouca interação entre os participantes", disse o presidente da comissão.
Redução de acidentes
O trabalho desenvolvido pela Cipa, não só com a Sipat mas também com outras ações durante todo o ano, tem colaborado para a redução na quantidade dos acidentes de trabalho. No comparativo dos primeiros cinco meses de 2017 em relação ao ano de 2016, as ocorrências de colaboradores com materiais pérfuro-cortantes, por exemplo, caíram 22%. "Isso é possível graças a um trabalho realizado pela Cipa, em parceria com o SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho), serviço de educação continuada, comitê de gerenciamento de resíduos hospitalares e comitê de qualidade. Todas as ações desenvolvidas são pautadas no Planejamento Estratégico Institucional e em pertinência com o programa de qualidade adotado – CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar)".  
Representantes da Gestão 2016-2017 da Cipa da Santa Casa
A Cipa, em especial, realiza campanhas para destacar e discutir medidas importantes para a segurança do trabalhador, como o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva) e cumprimento da NR (Norma Regulamentadora) 32, entre outras. 
A programação
A abertura da Sipat acontece às 9h do dia 26 de junho (segunda-feira) com a presença de representantes da Direção da Santa Casa de Marília. Às 9h30, palestra será realizada com a médica responsável pelo SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) Neila Raquel Capelli da Silva destacando "GMR/Bactérias Super Resistentes". Às 14h, a biomédica Priscila Bianca de Oliveira vai focar o assunto "DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis)/Aids".
No dia 27 de junho (terça-feira), às 8h, a profissional do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) Sônia Cristina Perez fala sobre "Aposentadoria". Teatro sobre a "Síndrome de Burnout" será exibido às 10h com o Núcleo de Psicanálise. Às 14h, é a vez da médica do Ambulatório de Tabagismo da Santa Casa, Edilaine de Oliveira Miguel, destacar o tema "Como parar de fumar".
Palestra motivacional estará sendo realizada no dia 28 de junho (quarta-feira), às 8h, com o coaching Val Trombella. O profissional que atua na Unidade de Medicina Hiperbárica da Santa Casa,Thiago Lucas Corrêa dos Santos Gomes, vai explanar sobre "Doença como caminho", às 14h e às 15h será o momento de atividade de zumba com a professora de dança Amanda.
O dia 29 de junho (quinta-feira) será reservado para a gincana. No dia 30 de junho (sexta-feira), a Sipat vai ser encerrada com palestras sobre "Acidentes no Trajeto", com Marcelo Mittermayer (às 8h) e "Aposentadoria", com Sônia Cristina Perez (14h).
Prêmios
Os participantes das palestras da Sipat poderão ser sorteados com almoço em restaurante, caixas de bombons, hidratantes de cabelo, kits de doces e de biscoitos, calça jeans, sapato, maquiagens, cachecol, bolsas, sucos e vitaminas, lavagem de veículos, sessão de cabelo e estética, manutenção de computador, massagem e depilação e flores artificiais. Vale lembrar que só concorrem aos brindes os presentes do início ao fim da palestra, com tolerância de 15 minutos.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa - www.santacasamarilia.com.br 

Comentários