Fundecitrus divulga levantamento da incidência do greening no parque citrícola de São Paulo e Minas Gerais em 29 de junho

 

O Fundecitrus – Fundo de Defesa da Citricultura irá divulgar o levantamento da incidência do greening (huanglongbing/HLB), pior doença da citricultura mundial, na região do parque citrícola de São Paulo e Minas Gerais na quinta-feira (29), às 9h30, na sede da instituição, em Araraquara (SP).

 Para realizar o trabalho os funcionários da instituição visitaram mais de dois mil talhões sorteados de acordo com a região, tamanho de propriedade e idade dos pomares, de forma que representem todo o parque citrícola. O objetivo é apurar a incidência e a severidade dessa doença na principal região produtora de citros do Brasil.

 O greening é a doença mais destrutiva que ataca os pomares de citros do Brasil e a maior ameaça à citricultura mundial. Não existem variedades comerciais resistentes à doença e nem cura para as plantas contaminadas. Os frutos de ramos afetados não se desenvolvem, ficam pequenos, deformados e assimétricos. O suco de frutos doentes tem sabor mais ácido, menos açúcares e fica amargo.

 O levantamento feito pelo Fundecitrus em 2016 apontou que o greening estava presente em 16,92% das laranjeiras (o estudo não abrange limões, tangerinas e pomares abandonados) do parque citrícola.

 Para participar do evento de divulgação do levantamento é necessário fazer a inscrição pelo site: http://www.fundecitrus.com.br/cursos/inscricao

 

 

Comentários