Agência Transfusional da Santa Casa desenvolve trabalho de captação de doadores de sangue

Agência Transfusional da Santa Casa realiza 3.700 exames imuno-hematológicos/mês 
A Agência Transfusional da Santa Casa de Misericórdia de Marília desenvolve trabalho de captação de sangue em diversos setores da instituição. Neste 14 de junho é lembrado o Dia Mundial do Doador de Sangue e a biomédica gerente da Agência Transfusional, Ana Maria Fuzinato Modesto, destaca a importância da conscientização do ato para salvar vidas. Entrega de folhetos é realizada no dia a dia pela equipe, que também conversa com as famílias de pacientes internados no hospital para comparecerem ao Hemocentro da Famema (Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília) e fazerem a doação. 
"Captamos uma média de 100 doadores de sangue por mês a partir do empenho e comprometimento da nossa equipe da Santa Casa. Temos uma parceria com o Hemocentro, que fornece as bolsas de sangue para serem utilizadas em cirurgias e transfusões", comentou Modesto.
De janeiro a abril de 2017, foram realizados 3.700 exames imuno-hematológicos/mês pela Agência Transfusional. "Estas análises são fundamentais na rotina de exames pré-transfusionais, pré-transplantes e na rotina de testes pré-natal e neo-natal. A Agência Transfusional da Santa Casa realiza 370 transfusões/mês. Cerca de 60 sangrias terapêuticas também acontecem mensalmente".
Dezessete profissionais, entre médicos, biomédicos e enfermeiros compõem a equipe da Agência Transfusional da Santa Casa, que tem como responsável técnico o médico hematologista Júlio Roberto Corrêa.
"Contamos com os equipamentos de última geração em termos analíticos e de preservação de hemocomponentes. Todos os profissionais biomédicos possuem, além da sua formação universitária, cursos de pós-graduação na área de técnica de banco de sangue ou afim. A equipe de enfermagem é tecnicamente capacitada para garantir um serviço de qualidade", salientou a biomédica gerente da Agência Transfusional. 
Certificados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ligada ao Ministério da Saúde, vêm sendo conquistados pela Santa Casa nos últimos anos. Para que isso aconteça, é preciso o desempenho satisfatório na AEQ (Avaliação Externa da Qualidade), que conta com rigorosa análise de exames realizados pela unidade.
Para doar sangue é preciso estar bem de saúde, não estar fazendo uso de nenhum medicamento, apresentar documento com foto (emitido por órgão oficial válido em todo território nacional), ter idade entre 16 e 67 anos (sendo que de 16 a 17 anos o doador precisa estar acompanhado do responsável legal e com mais de 60 anos a pessoa não pode doar pela primeira vez) e ter peso acima de 50 kg.
As doações de sangue podem ser feitas no Hemocentro da Famema, de segunda a sábado, das 7h às 13h. A unidade fica na rua Lourival Freire, nº 240. Mais informações pelo telefone 3402-1851.
Fonte: Assessoria de Imprensa - www.santacasamarilia.com.br  

Comentários