Pular para o conteúdo principal

Unidade de Medicina Hiperbárica da Santa Casa realiza 230 sessões por mês



Unidade de Medicina Hiperbárica da Santa Casa realiza 230 sessões por mês

Barra de ferramentas do sistema

Assunto: Unidade de Medicina Hiperbárica da Santa Casa realiza 230 sessões por mês

Foto do contato

Corpo da Mensagem

Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link
Não está conseguindo visualizar a mensagem? Abrir em seu navegador
 

 
 image top 
 

                     

Equipamento de pressurização dá a sensação do paciente estar num submarino a 15 metros de profundidade
A Unidade de Medicina Hiperbárica da Santa Casa de Misericórdia de Marília realiza 230 sessões por mês, em média. A utilização de equipamento de pressurização que dá a sensação do paciente estar num submarino a 15 metros de profundidade e a inalação de 100% de oxigênio são importantes no tratamento de feridas e lesões internas em mucosas, ossos e fístulas.
A médica responsável pelo serviço, Larissa Camargo Passerotti, enfatizou que o efeito da Câmara Hiperbárica é sistêmico, atinge o organismo como um todo. "Este processo aumenta a quantidade de oxigênio no plasma – uma espécie de fluído sanguíneo".
As sessões na Câmara Hiperbárica estimulam o processo de cicatrização, a ação do colágeno, a produção de células de proteção (leucócitos) contra infecções e organiza o processo antiinflamatório, otimizando ainda a eficácia dos antibióticos progressivamente.
O número de procedimentos de oxigenoterapia hiperbátrica a serem realizados é prescrito pelo médico, de acordo com a patologia e o estado geral do paciente. "Cada caso é um caso, mas geralmente, a partir de dez sessões é que os resultados começam a aparecer", disse Passerotti.
O ar que respiramos contém 21% de oxigênio. No procedimento, o paciente respira oxigênio puro em câmara pressurizada que dá a sensação de estar em uma região serrana. A dose de O² em alta pressão oferece diferentes benefícios terapêuticos e pode ser usada em grande variedade de doenças. É um tratamento coadjuvante a antibióticos, cirurgias e curativos.
A Câmara Hiperbárica pode proporcionar a cicatrização de úlceras crônicas, o aumento da oferta de oxigênio aos tecidos lesados, o controle infeccioso, a proliferação de novos vasos, a recuperação dos tecidos em sofrimento, a eliminação e redução dos efeitos de substâncias tóxicas, além da redução e eliminação de embolias gasosas.
Vale lembrar que o tratamento de Oxigenoterapia Hiperbárica não tem efeitos colaterais posteriores.  Alguns pacientes relatam a sensação de barulhos no ouvido durante a terapia, que podem ser aliviados com procedimentos simples como engolir saliva, bocejar ou beber uns goles de água.
Larissa Camargo Passerotti, médica responsável pelo serviço
O procedimento é indicado para a síndrome de Fournier; infecções necrotizantes de tecidos moles; isquemias agudas traumáticas, como lesões por esmagamento e reimplantação de extremidades amputadas; queimaduras térmicas e elétricas; lesões refratárias (úlceras de pele, pé diabético, escaras de decúbito, úlceras por vasculites autoimunes, deiscências de sutura); lesões por radiação (radiodermite, osterradionecrose e lesões actínicas de mucosas), retalhos ou enxertos comprometidos ou de risco; osteomielites agudas e crônicas; envenenamento por monóxido de carbono, cianeto e derivados; gangrena gasosa clostridiana; complicações infecciosas e retardo de cicatrização em período pós-operatório; crise de falcização em anemia falciforme; fístulas da doença de Crohn; colite pseudoembranosa; e enterorragias por retocolites.
Criada há seis anos na Santa Casa de Marília, a Unidade de Medicina Hiperbárica funciona em parceria com a Oxibarimed, que mantém o mesmo serviço no Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru.
Fonte: Assessoria de Imprensa - www.santacasamarilia.com.br  

Comentários