Projeto que incentiva a produção de orgânicos é lançado na Assembleia

Produzir alimentos mais saudáveis e buscar novos modelos de agricultura e de relação com a natureza. Estes foram os principais temas discutidos nesta quarta-feira (17) durante solenidade na Assembleia Legislativa. Na ocasião, foi lançado um projeto para integrar todas as instituições e programas governamentais na formulação de políticas voltadas para agroecologia e produção orgânica no Estado de São Paulo.

A proposta foi construída na Frente Parlamentar em Defesa da Produção Orgânica e Desenvolvimento da Agroecologia, que contou com o apoio de 48 parlamentares de diversos partidos. Foram realizadas sete audiências públicas para aperfeiçoar o texto do projeto até chegar à redação final, que tramita, atualmente, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. A deputada Ana do Carmo (PT), coordenadora da Frente Parlamentar, destacou o amplo apoio que obteve para a confecção do projeto e reiterou a necessidade de continuar a luta para que ele seja aprovado na Assembleia e sancionado pelo governador.

O deputado Aldo Demarchi (DEM), que compartilhou a coordenação da Frente com a deputada Ana do Carmo, salientou a necessidade de mudar hábitos e proporcionar alimentação saudável para as crianças. Segundo ele, o projeto deve ser aprovado até agosto deste ano. O projeto prevê a criação de instrumentos regulatórios, fiscais e de incentivo para estas práticas, programas de educação agroecológica e de formação continuada de agricultura familiar e assentamentos rurais de povos e comunidades tradicionais, juventude rural e mulheres agricultoras.

Comentários