Governo do Estado estuda implantação de núcleo da Fiocruz em Ribeirão Preto

Unidade deve ser implantada no Supera Parque e irá produzir

kit diagnóstico point of care

 

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 22, decreto que instituiu um grupo de trabalho para estudar a implantação de um núcleo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Ribeirão Preto. A unidade, que deverá ser instalada no Supera Parque, será voltada à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em saúde. A nova planta fabricará kit diagnóstico point of care, que fornece resultados rápidos para diversas doenças, com ênfase em zika vírus e chikungunya.

 

O grupo será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) e contará com a participação de representantes da Secretaria da Fazenda, Desenvolve SP, Fundação Oswaldo Cruz e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Entre as principais atribuições da comissão estão: a proposta da metodologia de estudo para implantação da unidade da Fiocruz, a elaboração de relatórios mensais dos trabalhos desenvolvidos e o encaminhamento de parecer final com as proposições definidas pelos participantes. A conclusão dos estudos deverá ser apresentada após 90 dias da data de instalação das atividades.

 
De acordo com o vice-governador e secretário da SDECTI, Márcio França, a instalação da Fiocruz no interior paulista será importante para os avanços na área da saúde. “A planta será instalada em um ambiente estratégico e propício para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas. O Supera Parque faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTEc) e tem como principal vocação a área da saúde. Reúne em um mesmo local instituições de ensino renomadas, como a Universidade de São Paulo (USP), empresas incubadas e técnicos especializados nos segmentos de Equipamentos Médico-Hospitalares, Biotecnologia, Fármacos, Cosméticos, Bioenergia e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)”, ressalta.

 Sobre o Supera Parque

 Com credenciamento definitivo no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTEc), o Supera Parque é responsável por atrair e reter empresas tecnológicas, com destaque para os setores de Saúde, Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Bioenergia. O Parque surgiu do convênio entre a USP, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e SDECTI. O Governo do Estado  já investiu mais de R$ 11 milhões na iniciativa.

 Com uma área de aproximadamente 378 mil m², cerca de 150 mil m² destinados à instalação de empresas, o SUPERA Parque está dividido em três fases de implantação: fase I, já em atividade conta com a Incubadora de Empresas e o Centro de Negócios que possuem cerca de 50 negócios instalados, além dos serviços prestados pelo Centro de Tecnologia. A fase II, ainda em desenvolvimento,  prevê a urbanização dos 150 mil m², que deverá instalar o Centro de P&D. A fase III abrigará  a Aceleradora de Empresas e o Núcleo Administrativo do Parque.

 Sobre a Fiocruz
A Fiocruz é vinculada ao Ministério da Saúde e uma das mais destacadas instituições de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. É responsável pela execução de mais de mil projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, que produzem conhecimentos para o controle de doenças como Aids, Malária, Chagas, Tuberculose, Hanseníase, Sarampo, Rubéola, Esquistossomose, Meningites e Hepatites, além de outros temas ligados à saúde coletiva. A Fiocruz é a principal instituição não universitária de formação e qualificação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a área de ciência e tecnologia no Brasil. Possui 32 programas de pós-graduação stricto sensu em diversas áreas, uma escola de nível técnico e vários programas lato sensu.

Comentários