Em Fortaleza, professor Flávio fala sobre psicologia criminal




 
 
O jalesense Flávio Rodrigo Masson Carvalho, professor Centro Universitário Barriga Verde - Unibave - Campus de Orleans (SC), ministrou no sábado, 20 de maio, em Fortaleza (CE), mais um curso Curso de Psicologia Criminal (jurídica e forense). No sábado, 13 de maio, ele esteve ministrando o curso em Recife, capital pernambucana. Psicologia Criminal é uma área da psicologia que tem como objeto de estudo compreender os crimes e o comportamento desviante.

De acordo com o professor Flávio Carvalho, com esse objetivo, são utilizados testes de personalidade, estuda-se a estrutura mental e outras características patológicas, construindo um perfil e selecioná-lo se for possível com o direito penal.

Ele explica que a psicologia forense atua nos processos criminais, nas Varas Criminais e nas Varas Especiais da Infância e da Juventude, utilizando métodos e procedimentos para avaliar aspectos da personalidade e o grau de periculosidade de agentes de condutas tipificadas por lei como criminosas, enquanto que a psicologia jurídica tem campo de autação nos processos civis, dentro (como peritos) ou fora (como assistentes técnicos) da instituição judiciária, analisando a dinâmica familiar das pessoas envolvidas nos litígios nas Varas da Família e da Infância. A psicologia judiciária é a especificação do psicólogo jurídico que atua eminentemente dentro do sistema judiciário. Os próximos eventos estão marcados: 27 e 28/05 em Belo Horizonte (MG), e 03/06 em Campo Grande (MS), 10/06 Cuiabá (MT) e 24/06 Rio de Janeiro (RJ).

Comentários