Assembleia aprova projeto para incentivar o turismo em Sales


A cidade de Sales (foto), na região de São José do Rio Preto, poderá receber a partir de agora cerca de 650 mil reais por ano para fomentar o turismo regional. Isso porque os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram nesta terça-feira, 16/5, projeto de lei que classifica 5 municípios, além de Sales, como de interesse turístico. São eles: Agudos, Barretos, Santo Antonio da Alegria, Guararema e Iacanga.
 
O valor deve ser destinado a investimentos na infraestrutura turística. A utilização da verba deve impulsionar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas da região. O projeto tem a autoria dos 94 deputados.
Para ser de interesse turístico a cidade deve seguir alguns critérios como oferecer infraestrutura básica para atender o visitante – incluindo sistema de transporte, serviço médico de emergência, meios de hospedagem e restaurantes. É preciso ainda ter um Conselho Municipal de Turismo firmado, além de ter potencial para atrair visitantes. Todos os municípios do Estado de São Paulo (exceto os que já possuem o titulo de Estância) podem pleitear o Titulo de Município de Interesse Turístico.
 



O líder do governo na casa, deputado Roberto Massafera (PSDB), ressaltou que o projeto é um incentivo ao turismo no país. “Este setor da economia [turismo] é um grande exemprojetoo de fonte de renda no mundo, e São Paulo dará um exemprojetoo de incentivo ao turismo interno. Nós temos cidades que, com pouca coisa, podem gerar polos turísticos abrangendo diversas áreas, inclusive paraísos ecológicos”, defendeu o deputado.
 
Os municípios de Brodowski, Monte Alto, Rifaina, Rubineia, Sabino, Pedreira, Jundiaí, Espírito Santo do Pinhal, Tatuí, Piedade, Tapiraí, Santa Isabel, Martinópolis e Buritama já haviam recebido a classificação de interesse turístico em votação anterior no parlamento. A proposta é que além das 70 estâncias já existentes no estado, declare-se outros 140 municípios como de interesse turístico

Comentários