Alunos da rede estadual de SP criam vídeos didáticos sobre água para escolas de todo o país

Material produzido por estudantes de São José dos Campos servirá de apoio a professores do Ensino Fundamental e Médio
         Uma série de vídeos criada por alunos das escolas estaduais Elmano Veloso e Nelson Monteiro será distribuída em todo o Brasil. O material didático "Falando Sobre Água" foi escrito, roteirizado e filmado por dez estudantes da unidade de São José do Campos. As peças têm duração média de 4 minutos e poderão ser indicadas ou exibidas em sala de aula por professores de Ciências, Biologia e Geografia do Ensino Fundamental e Médio.
        O grupo selecionou quatro temas para produção: uso racional da água, lei das águas, barragens e nascentes. Cada assunto mereceu um recurso audiovisual diferente. Para isso, antes de tirar o roteiro do papel, os jovens participaram de oficinas de editoração eletrônica e animação gráfica. O resultado foram vídeos com desenho, infográfico, entrevistas e até stop motion.
Atividade de extensão do ITA
Coordenado pelo professor Wilson Cabral de Sousa Júnior, o projeto é uma atividade de extensão do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e conta com recursos da Agência Nacional de Águas e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A série é composta ainda de duas outras produções – 'rio voadores' e 'transições' - assinadas por alunos do Instituto Pandavas , também do Vale do Paraíba. A RedeVale (Rede de Ensino, Pesquisa e Educação a Distância para a Gestão dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Paraíba do Sul) também é parceira do trabalho.

Comentários