Bobsled do Brasil tem Denis Parreiras, do calor de Santa Fé do Sul para o gelo

 
O pusher e breakman vem do atletismo para os Blue Birds; a temporada seguirá com treinos físicos e depois, nos Estados Unidos e Europa, nas pistas, com os trenós



A maioria dos integrantes da seleção brasileira de bobsled, esporte que integra o programa dos Jogos Olímpicos de Inverno, vem do calor de cidades do interior de São Paulo. Denis Parreiras )foto), que nasceu em São Caetano do Sul, mas desenvolveu grande parte de sua carreira no atletismo na quente São José do Rio Preto e vive  em Santa Fé do Sul, é um dos atletas que vai brigar por vaga olímpica. Os XXIII Jogos Olímpicos de Inverno, evento multiesportivo organizado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), serão realizados entre 9 a 25 de fevereiro de 2018, em PyeongChang, na Coreia do Sul.

A seleção brasileira de bobsled, os Blue Birds, é formada por Edson Bindilatti, piloto, Odirlei Pessoni, Edson Martins, Denis Parreira, Erick Vianna, todos pusher e breakman, e Rafael Souza, breakman. As técnicas são Joanne Nanning e Nicola Minichiello, da Grã-Bretanha.

"Tive a sorte grande de entrar num time mais bem estruturado, já com as técnicas Nick e Jo e pegar o processo que visa o ciclo olímpico atual. Desde 2014, cresci tecnicamente no bobsled. Uma única vez andei no trenó antigo e tem uma diferença gigantesca entre aquele material e o que temos agora, até no conforto", acentou Denis.

O esporte foi retomado em 2013, após intervenção na Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (entre 2009 e 2013) - o bobsled disputou os Jogos Olímpicos de Sochi, mas sem a preparação necessária. Desde então, mesmo sem tradição em esportes no gelo, a seleção brasileira de bobsled conseguiu se organizar e se preparar.

Na temporada de 2016 e 2017, o Brasil ganhou duas das oito etapas da Copa América, em Salt Lake City e em Lake Placid, nos Estados Unidos, e foi vice-campeão do circuito (com 572 pontos), atrás dos Estados Unidos, em janeiro (26/1/2017), no trenó de quatro. Bindilatti foi o segundo melhor piloto das Américas no combinado dos trenós de dois e de quatro. O Brasil chegou ao 16º lugar no ranking mundial da Federação Internacional de Bobsled e Skeleton - posição que classificaria a equipe para os Jogos de PyeongChang.

Parte do grupo conheceu a pista olímpica da PyeongChang e disputou a Copa do Mundo no trenó de 2 - o grupo voltou esta semana da Coreia (20/3/2017). "Vimos que estamos muito perto dos outros times e que precisamos ganhar força e também aumentar o peso no trenó", explicou o piloto Edson Bindilatti. A preparação física dos atletas começa em 15 dias, logo após férias curta - no momento, os atletas estão em suas cidades. Os próximos três meses serão dedicados a preparação física do grupo. Na sequência, a preparação seguirá nas pistas de gelo em Lake Placid, Nova York (EUA). O grupo também poderá ir à Europa. O calendário será detalhado com a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG).

Perfil
Denis Parreiras
- Pusher e breakman (2-Man e 4-Man)
- Nascido em São Caetano do Sul, em 8/12/1982
- Vive em Santa Fé do Sul, região de São José do Rio Preto
- 1,84 m, 93 kg
- O avó (Joaquim Parreiras) era atleta; os pais (Wilson Parreiras e Sandra Regina Moura) eram atletas também. O pai, Wilson Parreiras esteve 22 na seleção brasileira e chegou a ser quarto do mundo nos 3.000 m com obstáculos. Denis cresceu vivenciando esportes - aos 3 anos já estava na pista, acompanhando os pais. "Eu brincava na pista." Fez handebol, vôlei, basquete, ginástica artística, atletismo... Mas naturalmente foi se direcionando para o atletismo, onde se destacou nos 400 m rasos e nos 400 m com barreiras - foi campeão brasileiro e sul-americano, recordista brasileiro universitário. Fez Educação Fisica. Ficou 23 anos no atletismo, jogou rugby no Rio Grande do Sul e, em 2014, fez testes para o bobsled e ficou - está indo para a sua quarta temporada com a seleção brasileira.

Pontos fortes: Tranquilidade e concentração. "Sou muito tranquilo no 'bloco', ajudo o time."
Ídolos: O avô Joaquim Parreiras e o pai Wilson Parreiras
Time: São Paulo
Outros esportes: Atletismo, basquete e esportes de invenro como o bobsled (aprendeu a ver e a gostar)
Lazer: Descansar, ver TV e passear com a noiva Araceli e a filha Julia

Principais resultados:
Temporada 2016/2017
Copa Europa - 14°, 4 man, em Igls (AUT); 22°, 2 man, em Saint Moritz (SUI)
Copa do Mundo - 24º, 4 man, em Saint Moritz (SUI)
Campeonato Mundial de Push - 3°, em Mamaia, Romênia
Copa do mundo - 14°, Lake Placid, Nova York (EUA)
Copa América/2016 - 1° Lake Placid (EUA); 2°, Lake Placid (EUA)
Copa América/2017 - 1°, Park City, Utah (EUA); 2°, Park City (EUA)

Os atletas da modalidade têm o apoio do programa Solidariedade Olímpica, do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG).

Comentários