Pinato e Gimenes articulam Frentes diplomáticas de amizade com a China

A convite da Embaixada da China no Brasil, os deputados da região, Fausto Pinato (PP/SP) e Gilmar Gimenes (PP/SP), ambos presidentes das Frentes Parlamentares Brasil-China na Câmara e na Assembleia, participaram de reunião nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, para fechar um protocolo de intenções de amizade entre os dois parlamentos. Integraram também a comitiva o ministro Moreira Franco, o senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA), os deputados federais Celso Russomanno (PRB) e Darcísio Perondi (PMDB/RS) e o empresário Mário Ye Sui Yong, presidente da Associação Chinesa do Brasil.

A intenção da reunião, ocorrida durante jantar oferecido pela Embaixada, é discutir com autoridades chinesas diversos assuntos de interesse do Brasil, como investimentos, acordos de cooperação, ciência e tecnologia, educação e ampliação das exportações para o país asiático. A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais origens de investimentos diretos no País.

A comitiva assegurou o interesse chinês em estreitar as relações de cooperação com o Brasil. "Temos todo o interesse de aprender com as nossas experiências. O Brasil tem a maior área agricultável do mundo, a China a maior economia do planeta. Uma parceria nesse nível é de fortalecimento mútuo", comentou Pinato.

Pinato aproveitou a oportunidade para agradecer aos parlamentares pelo acolhimento e receptividade dos chineses e convidou as autoridades chinesas para o lançamento oficial da Frente Parlamentar Brasil-China, na Câmara dos Deputados, que ocorre no próximo dia 29 de março.

"A China é um importantíssimo parceiro, não só para São Paulo, mas para o Brasil. Há um mercado consumidor em franca expansão que precisa ser aproveitado com toda a nossa experiência", comentou Gimenes, que também pretende lançar a Frente na Alesp, nos próximos dias.

Comentários