Santa Casa faz balanço sobre ações de orientação e capacitação de novembro

 


foto - Profissionais da Santa Casa durante VII Simpósio de Segurança​ (crédito/divulgação)
O Hospital de Ensino Santa Casa de Fernandópolis fechou o mês de novembro com resultado positivo quanto a realização de orientações, capacitações e treinamentos. Ao todo, sete atividades foram desenvolvidas dentro da instituição e outras quatro ações contaram com a participação de profissionais do Hospital. 

Conforme explica a provedora, Dra. Sandra Regina de Godoy, "as atividades fazem parte da política de educação continuada e permanente do Hospital, direcionada principalmente aos colaboradores e equipe clínica, mas que atinge também nossos pacientes e acompanhantes, resultando na possibilidade de um tratamento com maior qualidade aos usuários de nossos serviços".

Em observação à campanha "Novembro Azul", a Liga Acadêmica de Urologia do curso de Medicina da Universidade Brasil e os graduandos de Enfermagem da FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) transmitiram informações sobre a importância do diagnóstico precoce para a prevenção do câncer de próstata aos pacientes e familiares.

Os alunos do 8º semestre do Curso de Nutrição da FEF promoveram uma orientação aos pacientes assistidos pelo Instituto de Nefrologia da Santa Casa, para a transmitir orientações sobre educação alimentar na hemodiálise, aconselhamento quanto aos fatores de risco e consequência de uma má alimentação durante o tratamento.

Já os colaboradores do Hospital refizeram seu compromisso com a "Higienização das Mãos". Realizada pela CCIH (Comissão de Controle de Infecções Hospitalares) e pelo NEPH (Núcleo de Educação Permanente e Humanização), a ação contou com a participação dos graduandos dos 8º e 10º semestres do Curso de Enfermagem da FEF, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da Higienização das Mãos, reforçar e reorientar quanto a técnica correta de higienização.

Houve ainda a participação dos profissionais da Santa Casa em eventos organizados por outras instituições, dentre eles, destaca-se o "VII Simpósio de Segurança", promovido pelo núcleo São José do Rio Preto da Rebraensp (Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente). Na oportunidade, a provedora, Dra. Sandra Regina de Godoy, atuou como mediadora de uma mesa redonda composta por profissionais de diversas áreas, representando diversos hospitais da região, para debater sobre a segurança do idoso.

Como destaca a enfermeira do NEPH, Valéria Vaz, "todas essas atividades fazem parte dos investimentos no aperfeiçoamento contínuo de nossos profissionais, abrangendo diversas áreas e funções, o que resulta na melhoria dos serviços prestados pela Santa Casa à população e cumprindo com o objetivo acadêmico que nos qualifica como Hospital de Ensino".

Comentários