Santa Casa de Jales conta com o serviço de assistente social

A Santa Casa de Jales conta com o departamento de Serviço Social há mais de 30 anos, cuja função do profissional é atuar como parte da equipe de saúde, desenvolver um trabalho diretamente relacionado à humanização e participar no processo de fortalecimento do usuário com vistas aos direitos do cidadão.

A profissional, Rosineide Angelini Donda (foto), assistente social há cinco anos, atua no serviço de assistência aos pacientes e acompanhantes do hospital e explica o trabalho desenvolvido.

"Minha atuação está voltada para implicações sociais do processo saúde-doença, fazendo um trabalho de mediação em relação ao paciente, família e equipe, encaminhando para a rede de cuidados orientações sobre direitos e autonomia dos usuários. Atendo o paciente e os familiares de forma espontânea ou quando solicitado pela equipe assistencial", explicou Rosineide.

Perante o ambiente hospitalar os usuários ficam fragilizados em determinadas situações. Nesse sentido o serviço humanizado é um fator decisivo e essencial. Desse modo o serviço social é comprometido com a emancipação igualitária da sociedade e baseia-se em ações na efetivação dos direitos sociais de cada cidadão para resolver uma situação proferida por eles.

A assistente social Rosineide, realiza atendimentos na Santa Casa de Jales de segunda a sexta das 8h às 12h, 14h às 16h e quando solicitada, também aos fins de semana.

Comentários