Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Documentário sobre o cineasta Amácio Mazzaropi marca programação da TV Futura em dezembro


 
O registro revela relatos e curiosidades do intérprete do famoso personagem Jeca, clássico do cinema nacional
 
O documentário Amácio Mazzaropi por todos, sobre o emblemático cineasta brasileiro, vai ao ar na TV Futura e nos canais do Museu Mazzaropi e da TV Unitau, no Youtube, em 26 de dezembro, às 22h. A iniciativa é uma parceria da TV Unitau, da Universidade de Taubaté, com o Canal Futura, da fundação Roberto Marinho.
 
O vídeo, apoiado pelo  Instituto e Museu  Mazzaropi, resgata a vida do artista brasileiro, que começou nos palcos do circo, ganhou o rádio e se consagrou no cinema nacional, para sempre marcado pela criação da PAM Filmes (Produções Amácio Mazzaropi). A obra mostra a influência do legado artístico e imaterial deixado por Amácio Mazzaropi na cultura brasileira.
 
Durante 30 minutos, amigos, artistas e ex-funcionários relembram os bastidores das produções, o dia a dia das filmagens e o convívio com Mazzaropi. Entre os entrevistados estão o ator Sergio Guizé e o Grupo Paranga, banda de São Luiz do Paraitinga formada na década de 1970.
Sobre o cineasta
Amácio Mazzaropi, nascido em 1912, começou a vida artística no circo aos 14 anos de idade, como ajudante de faquir. Depois passou pelo teatro e pelo rádio, onde participou do programa Rancho Alegre, levado para a TV Tupi em 1950. O papel o consagrou como um dos primeiros humoristas da televisão brasileira.
Aos 40 anos de idade, Mazzaropi iniciou sua carreira no cinema na companhia Vera Cruz, a "Hollywood brasileira". Lá fez três filmes: Candinho, Sai da Frente e Nadando em Dinheiro. Após o fechamento da empresa, trabalhou em mais cinco longas-metragens em outras companhias até fundar sua própria. Em 1958, nasceu a PAM Filmes - Produções Amácio Mazzaropi. A produtora durou 22 anos e produziu, com dinheiro próprio, 24 filmes. Todas voltadas para o humor, peça fundamental do trabalho do artista. Para ele, a função do cinema é a de divertir o público.
 
Parceria TV Unitau e Canal Futura
O trabalho em conjunto teve início em junho de 2013, por meio do programa Universidades Parceiras do Canal Futura. A proposta visa a troca de experiência e a produção de conteúdo para programas jornalísticos e de variedade.  Ao longo da parceria, a TV Unitau produziu documentários, reportagens e viabilizou a participação de acadêmicos da Universidade de Taubaté em programas de entrevista no canal da Fundação Roberto Marinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário