Pesquisa da UFSCar sobre qualidade do sono convida voluntários para avaliação

Uma pesquisa vinculada ao Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher (LAMU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) convida voluntários para participar de uma avaliação sobre noctúria, que é a necessidade que o indivíduo tem de acordar pelo menos uma vez à noite para urinar, precedido e seguido de sono, o que afeta diretamente a qualidade de vida, além da qualidade do próprio sono.

Trata-se de um estudo observacional, no qual serão selecionadas 50 pessoas, entre homens e mulheres, com idade superior a 18 anos, que levantem durante a noite para urinar pelo menos uma vez. A avaliação consiste apenas na aplicação dos questionários.

Na primeira avaliação, são respondidos quatro questionários. Depois de uma semana, o voluntário responde a mais um questionário. E, após um mês, responde quatro questionários já usados na primeira avaliação. Cada uma das avaliações é feita em um único dia e o tempo estimado para responder os questionários é de, no máximo, 30 minutos. Todo o processo avaliativo tem duração aproximada de um mês e será realizado no Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar, localizado na área Norte do Campus São Carlos da Universidade. Algumas etapas poderão ser respondidas por e-mail, caso o acesso seja mais fácil para o voluntário.

Assim que terminarem as avaliações e o processo de tradução por parte da pesquisadora, todos os voluntários receberão orientações comportamentais para melhora da qualidade de sono e dos sintomas urinários, por meio de uma cartilha.

Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail danielefurtadoalbanezi@gmail ou pelo telefone (16) 3351-9577.

Comentários