Páginas

sábado, 12 de novembro de 2016

Jales receberá pela primeira vez Mutirão da Cidadania do MPF

Jales vai receber pela primeira vez um mutirão da cidadania realizado pelo Ministério Público Federal, em parceria com diversas instituições. O projeto, criado em 2009, já passou por dez cidades paulistas, levando à população serviços gratuitos, como emissão de documentos, exames de saúde, verificação de vagas de emprego e atividades de cultura e lazer. O Mutirão Jales pela Cidadania será realizado entre os dias 21 e 25 de novembro, das 9h às 16h, no Centro de Pastoral Paroquial - Catedral, na rua 14, centro

Para o evento, estará no município o Ônibus da Cidadania(foto), veículo adaptado utilizado pelo MPF para atendimento ao público em diversos mutirões no Estado de São Paulo. A equipe vai oferecer orientação jurídica e receber denúncias sobre irregularidades em órgãos públicos, corrupção e violação de direitos humanos, tais quais mau atendimento em unidades de saúde e falta de merenda nas escolas. O mutirão ainda vai oferecer serviços de documentação, orientação previdenciária e exames preventivos, como aferição de pressão arterial e glicemia.

O Projeto – O Mutirão da Cidadania foi criado pelo MPF em São Paulo com o objetivo de prestar serviços públicos de qualidade à população e buscar soluções extrajudiciais para os problemas de determinada comunidade ou cidade, desenvolvendo nos habitantes o sentimento de pertencimento. O projeto surgiu em Marília, no interior paulista, e já passou por Bauru, Capivari, Garça, Itanhaém, Mombuca, Osasco, Pompeia, Ribeirão Preto e São Paulo. Até este ano, foram realizadas mais de 40 edições, com mais de 200 mil atendimentos.

Desde janeiro de 2014, o Ministério Público Federal utiliza o Ônibus da Cidadania durante os mutirões. O veículo, que conta com acessibilidade total, foi doado pela Receita Federal e totalmente reformado e adaptado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para facilitar o acesso do MPF a lugares distantes e oferecer melhores condições para o atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário