Depressão: Prevenção e Tratamento

Flávio Rodrigo Masson Carvalho
Professor do UNIBAVE – Orleans - SC
 
A depressão é um dos quatro distúrbios emocionais que mais afetam as pessoas no mundo hoje.

A pessoa que está deprimida não sabe dizer se o mal-estar é físico ou psicológico. É uma tristeza prolongada, que beira ao desespero e pode levar ao suicídio.
A depressão não é apenas um mau humor. mas um sentimento que permanece e que pode acontecer a qualquer um, causando uma incapacidade de realização das tarefas comuns do dia.
O deprimido precisa de ajuda psicológica ou psiquiátrica para combater esse mal.
A depressão pode ter um efeito devastador no deprimido e na sua família. Felizmente existe tratamento eficaz e disponível para a depressão, e a maioria daqueles que recebem tratamento recuperam-se prontamente e voltam a ter uma vida normal.
O principal objetivo deste artigo é o de fornecer arsenal, através da prevenção e do tratamento, para vencer esta doença poderosa, que ataca o corpo, a mente e a alma do indivíduo.
A melhor maneira de se combater a depressão é NÃO ter depressão, ou seja, a melhor maneira é a PREVENÇÃO.
Vamos elencar aqui algumas atitudes necessárias para a prevenção desta doença:
1. Reconhecimento: primeiramente você deve reconhecer e respeitar essa doença. E também reconhecer que alguma depressão é normal, quando se perde algo de muito valor, ou se perde um ente querido, diante de uma grande tristeza.
2. Pare de sentir pena de si mesmo. ("pobre de mim" - coitadinho).
3. Estabeleça para si mesmo alguns alvos simples que possam ser alcançados imediatamente. Por exemplo: sair da cama no horário correto, não isolar-se.
4. Procure realizar frequentemente alguns exercícios estimulantes.  Ciclismo, caminhada ou corrida, artes marciais, seriam algumas opções.
5. Aprenda a se defender e a fazer valer os seus direitos. É necessário que você decida quais são os seus direitos e faça com que os outros o respeitem.
6. Cultive um amigo ou amiga capaz de ouvir. A simples conversa com uma pessoa que demonstra simpatia é algo que pode operar maravilhas numa depressão relativamente suave.
7. Mude o seu estilo de vida a fim de eliminar o estresse nela existente.
8. Identifique áreas que não podem ser modificadas e deixe de sentir-se responsável por elas. Mude sua própria atitude quanto a estas áreas.
9. Haja no sentido de modificar os aspectos estressantes que se encontram sob o seu controle.
10. Em casos extremos, psicoterapia e hospitalização podem ser úteis.
Não resista em procurar um profissional de saúde. Pois será ele que fará o correto diagnóstico e indicará o correto tratamento a ser seguido.
Tanto na prevenção quanto no tratamento, algumas atitudes terão que ser tomadas, dentre as quais: reduzir o stress – aumentar o nível de apoio positivo – ter apoio para lidar com a dor – ser mais positivista, mais otimista perante as dificuldades – mudar o padrão dos pensamentos, afastando pensamentos não saudáveis – mudar a alimentação, fazer uma reeducação alimentar – tomar medicação, se for o caso – não se isolar, não fugir de atividades sociais, pelo contrário, participar mais de eventos sociais, reuniões, festas – sorrir mais, reclamar menos.
Levar a vida com simplicidade, com leveza, evitando confusões, discussões desnecessárias, é a melhor maneira de se prevenir, não somente a depressão, mas também outras patologias.
Desenvolva a sua espiritualidade. Tenha uma vida espiritual.
Para evitar, ou vencer a depressão temos que trabalhar o corpo, a mente e a alma.
No próximo artigo, traremos mais dicas e sugestões de prevenção e tratamentos contra a depressão. E também vamos abordar, num futuro artigo, os aspectos espirituais da depressão.
 

Comentários