Banco de Sangue precisa de doações

A Santa Casa de Jales possui uma agência transfusional vinculada ao Hemocentro de Ribeirão Preto, e ao núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis que é o responsável pelo abastecimento na instituição.

Além da Santa Casa, o Hospital de Câncer e os municípios entornos recebem as bolsas de sangue quando necessário, em média 350 transfusões são realizadas por mês. Para tanto, foi feito um alerta na última semana solicitando nas redes sociais a doação de sangue, especificamente do tipo O positivo, que encontra-se em estoque baixo.

O O Positivo é o sangue mais utilizado no Brasil, por isso o estoque de um hemocentro deve ter no mínimo, 50% desse tipo sanguíneo. Para complementar, dados do Ministério da Saúde revela que 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente.

Para tanto, o Banco de Sangue de Jales enaltece a importância da doação de sangue, pois com apenas uma bolsa quatro vidas podem ser salvas.

Os interessados em doar precisam estar bem de saúde, apresentar documento oficial com foto, ter idade entre 16 e 70 anos, pesar mais de 50kg e caso esteja tomando medicações, apresentar o nome do remédio. As doações são realizadas no Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis, localizado na Rua Simão dos Santos Gomes, 266, Jardim Santista, ao lado do Pronto Socorro. Mais informações pelo telefone (17) 3442-5544.

Comentários