Alunos da Fatec Jales visitam Porto de Santos






Com o objetivo de proporcionar um processo de ensino-aprendizagem efetivo, a Faculdade de Tecnologia de Jales "Professor José Camargo" oferece constantemente visitas técnicas a seus alunos, contribuindo, de maneira relevante, para a sua formação profissional. Uma delas foi realizada nos dias 28 e 29 de outubro, momento em que os discentes dos cursos de Tecnologia em Agronegócio e em Gestão Empresarial, acompanhados de docentes, tiveram a oportunidade de conhecer o Porto de Santos.

A visita, que vem sendo planejada desde o início do ano, buscou contemplar diversas atividades realizadas por empresas, abordando desde o desembaraço aduaneiro, as operações alfandegárias, o fluxo dos diferentes operadores logísticos nos terminais de cargas, as tecnologias envolvidas, entre outros. Para acompanhar todos esses aspectos, foram visitadas as empresas Cia Bandeirantes, que trabalham principalmente com exportação, a Transbrasa, que tem foco nas importações, e a Gelog, que atua conforme as necessidades do mercado, tendo como ponto forte as estratégias para atender desde pequenos clientes a multinacionais de todos os países. Vale destacar que os alunos tiveram ainda uma palestra, proferida por um dos gestores da Gelog, que mostrou a importância do porto para o país e o mundo.

Como parte da programação, os alunos foram acolhidos pela empresa Lanchas Fabiana, responsável pelo transporte dos auditores fiscais nos terminais do porto, a qual, por ter a permissão de tráfego na área internacional, realizou um trajeto em todos os terminais, tanto da margem direita como da esquerda, contemplando os seus 13 km de percurso de cada lado, dividindo o espaço com grandes navios de todos os continentes.

A visita terminou com um passeio de escuna, onde os participantes receberam novas informações sobre a história de Santos, do porto e questões turísticas. A viagem foi organizada e coordenada pelos cursos de Tecnologia em Agronegócio e Gestão Empresarial, com a intermediação da professora Andrea Cristina dos Santos, da Etec Doutora Ruth Cardoso, de São Vicente.

Comentários