Pesquisa indica otimismo do jalesense com o cenário econômico para 2017




 
A Fatec Jales "Professor José Camargo" realizou no último dia 08 a segunda Pesquisa Econômica aplicada no comércio local. Ela apontou que, mesmo em meio à severa crise instalada no país, os consumidores do comércio jalesense continuam otimistas em relação à melhoria do cenário econômico para 2017, uma vez que 65% dos entrevistados afirmaram que as tendências econômicas serão mais favoráveis para o próximo ano, tendo as suas opiniões entre "melhorar" ou "melhorar" muito, o que representa um crescimento de 18% se comparado com a pesquisa anterior.

A pesquisa mostrou ainda um aumento de 14% das pessoas que afirmaram estar empregadas com registro em carteira e uma redução de 50% das que disseram estar desempregadas.

Outro aspecto que obteve melhoria significativa foi a renda individual, com crescimento de 12% entre os entrevistados que possuem remuneração mensal de até três salários mínimos. O valor médio gasto também apresentou crescimento de 12% para as compras de itens de supermercado e de 5% para compras de produtos de outros gêneros no varejo em geral.

Quando questionados sobre suas pretensões para a utilização do 13º salário, 37% dos entrevistados destacaram a quitação de dívidas como a principal prioridade e somente 5% afirmaram ter planos para utilizá-lo na compra de presentes.

Os indicadores relacionados ao aumento de renda e de emprego justificam o otimismo do consumidor, o qual poderá estimular o consumo, incentivando novos investimentos na economia para atender a essa demanda e impulsionar o crescimento local.

Comentários