Formação para crescer

Luiz Gonzaga Bertelli*
 
Chegar à universidade é o sonho de muitos jovens que, por problemas financeiros acentuados pela crise econômica, têm de adiar a continuidade dos estudos. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos mecanismos do governo federal para auxiliar na inclusão desses estudantes nos cursos superiores. Por isso, a prova vem, a cada ano, ganhando mais e mais importância na vida dos adolescentes.

Para se dar bem na avaliação nacional e marcar uma pontuação que garanta vaga, principalmente nas universidades públicas, os jovens precisam se preparar com eficiência e inteligência. Devem ficar atentos a temas da atualidade – acompanhando o noticiário de jornais, revistas, portais da internet e telejornais – e trabalhar incansavelmente os assuntos clássicos que fazem parte da grade disciplinar do ensino médio.

Para ajudar no objetivo principal deles, o CIEE oferece aos estudantes o curso gratuito Dicas para o Enem, com aulas pela internet disponíveis também para smartphones, num formato que possibilita a adição contínua de novas aulas, a cada semana, elaboradas a partir de pesquisas e feedbacks das escolas. Os conteúdos abrangem cinco áreas de conhecimento: linguagens, ciências da natureza, ciências humanas, matemática e redação.

Acompanhando as aulas toda semana, os jovens terão um importante instrumento para auxiliá-los a entender temas dos simples aos mais complexos, podendo tirar dúvidas e aprofundando-se em algumas matérias como Alterações climáticas e suas consequências, Aquecimento global, Interpretação de texto – espanhol, Interpretação de texto – inglês, Advérbio e locução adverbial, Uso do hífen, entre muitas outras. Estão disponíveis 55 cursos no portal CIEE (www.ciee.org.br) e as inscrições são gratuitas.

Com a experiência de 52 anos na inclusão de jovens no mercado de trabalho, o CIEE presta mais uma vez assistência filantrópica para os jovens que não podem se valer de cursos alternativos para aprimorar seus conhecimentos em relação ao Enem. Com isso, reforça democraticamente as oportunidades para que estudantes de todas as regiões do país possam competir de igual para igual, em busca de acesso a uma educação qualificada para se transformarem em profissionais competentes e protagonistas futuros do nosso desenvolvimento econômico.

*Luiz Gonzaga Bertelli é presidente do Conselho de Administração do CIEE, do Conselho Diretor do CIEE Nacional e da Academia Paulista de História (APH).

Comentários