Urânia realiza Campanha dos 4 Bichos em parceria com a Vigilância Epidemiológica


A Secretaria Municipal de Saúde de Urânia, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica Municipal, em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF 2) aderiu a Campanha dos 4 Bichos/2016, do Ministério da Saúde, que tem por objetivo a eliminação da Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíase (verminose), e esquistossomose. Essas doenças são chamadas de doenças em eliminação, pois já deveriam estar erradicadas no país.

Classificada como doença dos nervos, a Hanseníase é infecciosa e crônica, causada pelo Mycobacterium leprae, acomete, principalmente, a pele e os nervos periféricos. A recomendação é estar sempre atento a manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas que causam a sensação de formigamento, ficando dormentes e que apresentem também diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.

Rotuladas como doenças da barriga, a Geohelmintiase e a Esquistossomose, constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e estão relacionadas à falta de higiene das mãos e alimentos, falta de saneamento básico, lançamento de dejetos humanos próximo de rios e córregos e a existência de caramujos (hospedeiros schistossoma mansoni).

Tracoma, considerada doença dos olhos, afeta a conjuntiva, córnea e pálpebras, levando a uma inflamação crônica. Os sintomas iniciais são lacrimejamento, descarga muco purulenta e irritabilidade ocular.

Os alunos da rede pública das escolas municipais E.M.E.I.F. Pinguinho de Gente e E.M.E.I. Martha Lais F. Biason, e escolas estaduais E.E. José Teixeira do Amaral, E.E. Profª Élide Apparecida Carlos e E.E. Profº Akio Satoru receberam orientações sobre essas doenças e levaram para casa uma ficha de autoimagem para avaliação da Hanseníase e uma ficha de autorização que deveria ser preenchida e assinada pelos pais/responsáveis para que os seus filhos tomassem o antiparasitário Albendazol 400 mg em dose única para combater as verminoses.

A campanha no município de Urânia foi realizada no mês de agosto, onde puderam participar aproximadamente 900 crianças, com foco específico em crianças e adolescente de 05 a 14 anos de idade, tendo como objetivo principal detectar casos das doenças através de busca ativa e instituir o tratamento o mais breve possível prevenindo futuras complicações.

Paralelamente com esta Campanha ainda foi realizado no Município um Inquérito sobre Tracoma, onde Urânia foi sorteada pelo Estado através do Grupo de Vigilância Epidemiológica Estadual – GVE XXX Jales, selecionando 02 setores do Município para realização da amostra do referido inquérito com crianças de 01 a 08 anos de idade, foram avaliados casa a casa pelos Técnicos Estaduais do GVE de Jales em visita conjunta com a equipe técnica da Secretaria de Saúde do município de Urânia, para busca ativa do Tracoma, onde não foram detectados nenhum caso até o momento.


Comentários