UFSCar oferece avaliação fisioterapêutica e ressonância magnética para pessoas com dor no ombro



Consultas são gratuitas e ocorrem no Laboratório de Avaliação e Intervenção do Ombro do Departamento de Fisioterapia da Universidade


O Laboratório de Avaliação e Intervenção do Ombro do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece consulta profissional fisioterapêutica e encaminhamento para exame de ressonância magnética para pessoas que sofrem dor em um dos ombros. Os resultados dos exames serão utilizados pela mestranda Larissa Pechincha Ribeiro (foto) e pelo doutorando Rodrigo Py Barreto, ambos do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt), em estudos orientados pela docente Paula Rezende Camargo, do DFisio. O objetivo da pesquisa é verificar a associação entre testes clínicos, movimentos realizados pela escápula e achados da ressonância magnética em indivíduos com dor no ombro.
Os participantes serão submetidos à consulta fisioterapêutica, com esclarecimentos e orientações de condutas domiciliares para amenizar os sintomas e as dores. São fornecidos os exames de ressonância magnética, atualmente o melhor exame de imagem disponível para avaliação de tecidos moles. Todos os exames serão avaliados por um radiologista especialista na estrutura musculoesquelética. O voluntário receberá todas as explicações necessárias para a compreensão das alterações encontradas e poderá ser orientado em relação ao tratamento conservador ou orientado para avaliação com outros profissionais.
Larissa explica que, atualmente, a avaliação padrão do ombro é baseada em testes especiais e exames de imagem, mas pouco é explorada a relação de alterações observadas nessas avaliações com o movimento da escápula, considerado tão importante para a articulação do ombro. A pesquisadora destaca que uma avaliação integrativa com vários métodos baseados em exames de imagem, como a ressonância magnética por exemplo, e manobras modificadoras de sintomas e na qualidade do movimento podem melhorar a avaliação, diagnósticos e tratamentos.
Para participar, o interessado deve apresentar dor em somente um ombro, ter a capacidade de levantar o braço, não deve ter sido submetido à cirurgia ou fraturado o braço nas proximidades da articulação, não ter implantes metálicos como hastes ou placas no corpo e não estar em tratamento fisioterapêutico. Podem participar da avaliação pessoas de ambos os sexos e qualquer idade, com índice de massa corpórea (IMC) - calculado pelo peso dividido pelo quadrado da altura (altura x altura) da pessoa - de até 28 kg/cm2. Interessados podem entrar em contato com a pesquisadora Larissa Pechincha pelos telefones (16) 3306-6695, (16) 98122-7331, (16) 99619-8101 ou pelo email larissapechincha@gmail.com.


anexos:
    Consultas são conduzidas pela mestranda do PPGFt, Larissa Ribeiro.

Comentários