Projeto Vida destaca Setembro Amarelo

 
Setembro, mês das flores e da independência é também o mês da conscientização e prevenção do suicídio. Iniciativa da CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo tem como lema "Falar é a Solução."

A campanha que começou em 2014 se realiza durante todo o mês de setembro, com destaque neste dia 10 de setembro, que é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Entre as ações realizadas neste período, está a identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações, além de sensibilizar a população e os profissionais de saúde para os sintomas desse problema e para a saúde mental.

Em Jales, o CAPS - Centro de Atenção Psicossocial criou o Projeto Vida, um grupo de apoio com caráter terapêutico coordenado pela psicóloga Aline Alves Fulconi e a psiquiatra Graziella Plastina Chaves Ribeiro, com objetivo de atender pessoas que já atentaram contra as próprias vidas, diminuindo o risco de suicídio.

Segundo Graziella, no Brasil, a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio e a cada 3 segundos, uma pessoa tenta tirar a própria vida. "A maioria dos casos poderiam ser evitados, se o paciente buscasse ajuda e atenção de familiares e amigos. Precisamos falar sobre suicídio. Falar do assunto não aumenta o risco, pelo contrário, falar com alguém sobre o assunto pode aliviar a angústia e a tensão que esses pensamentos trazem", conclui.

O Projeto Vida é realizado nas quartas-feiras, das 7h30 às 10h, no Centro de Atenção Psicossocial, localizado na Rua 7, nº 2957 – Centro. Os interessados podem procurar o endereço, ou entrar em contato pelo telefone (17) 3621-4811 e agendar uma entrevista.

Comentários