Educação de SP conquista 1º lugar em todos os níveis do Ideb

Pela primeira vez, um Estado acumula a primeira posição nos três ciclos de ensino avaliados pelo Governo Federal
São Paulo é o primeiro Estado a ocupar o topo do ranking dos três ciclos de ensino avaliados pelo Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O resultado histórico foi divulgado nesta quinta-feira, 8, pelo Ministério da Educação (MEC) e diz respeito às provas aplicadas em 2015. De acordo com os resultados, a rede estadual paulista aparece na 1ª posição na análise do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Médio.
"Passamos a ser a rede estadual de educação primeira colocada do Brasil nos três níveis. Isso é um estímulo para fazermos muito mais. O objetivo é muito maior, mas mostra que o rumo tomado é o rumo certo e está trazendo bons resultados", comemorou o governador Geraldo Alckmin.
Nos Anos Iniciais (1º ao 5º do fundamental), São Paulo ocupa a liderança isolada da faixa, passando de 5,7 em 2013 para 6,4 em 2015. A média é superior à meta estabelecida pelo Governo Federal para o ano de 2019, que é de 6,3. Nos Anos Finais (6º ao 9º do fundamental), mais uma conquista importante: os alunos da rede estadual paulista avançaram de 4,4 para 4,7.
No Ensino Médio, ciclo que reúne a maior quantidade de alunos da rede estadual e os maiores desafios dos educadores de todo o mundo, São Paulo também apresentou crescimento na média. Os estudantes saíram de 3,7 para 3,9.
Prova nacional confirma avaliação paulista
Em 2015, os alunos matriculados na rede estadual também obtiveram média histórica no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). Na última avaliação, todos os níveis de ensino avançaram. No ciclo 1 do Ensino Fundamental o índice chegou a 5,25. No ciclo 2 do Fundamental, alcançou 3,06 (a meta para daqui a 15 anos é 6,0). No Ensino Médio, 2,25 (a meta é 5,0 em 2030). Para o cálculo, a Secretaria une o resultado do Saresp (em provas de Língua Portuguesa e Matemática) a taxas de aprovação, reprovação e abandono.
Duas décadas
Nas últimas duas décadas, a rede estadual de São Paulo transpôs desafios importantes, como a inclusão escolar e a alfabetização.
São Paulo conta com um currículo unificado para todos os estudantes e materiais didáticos próprios para cada série desde 2008 (o currículo no Brasil está sendo discutido atualmente). Além disso, criou uma escola dedicada à formação de professores (Efap) e implantou um sistema de meritocracia que bonifica todos os funcionários das escolas que apresentam melhora na qualidade do ensino.
Programas dedicados a ciclos de ensino específicos, como o Ler e Escrever, permitiram que a rede paulista alcançasse o melhor índice de alfabetização do país: hoje 98,7% das crianças até 7 anos sabem ler e escrever. O fato é reforçado com os resultados do índice federal (Ideb), no qual os primeiros anos apareceram em primeiro lugar no ranking Brasil e ultrapassaram, em 2015, as metas estabelecidas para 2019.
- Veja tabela com os resultados por Estado: http://www.saopaulo.sp.gov.br/usr/share/documents/715.pdf

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