Concurso de redação busca apresentar alunos do Fundamental ao mundo científico

Estão abertas as inscrições para o IV Concurso de redação do Núcleo de Educação em Câncer. Uma parceria entre o Hospital do Câncer de Barretos e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o concurso é voltado para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental do estado e busca estimular jovens escritores a se interessarem na investigação científica respondendo à pergunta: HPV e Câncer – e eu com isso?

Na redação, os alunos devem falar sobre o papel do papilomavírus (HPV) como fator para o surgimento do câncer e inserir informações sobre a forma de transmissão e prevenção do HPV, destacando a importância da educação como forma de combate. As escolas devem selecionar as melhores redações e encaminhar para a Diretoria de Ensino de sua jurisdição até o dia 13 de setembro. No site do concurso professores podem encontrar informações e materiais que podem ser utilizados em sala de aula na exposição do tema.

Os textos devem ser redigidos no modelo dissertativo-argumentativo e escritos de forma manuscrita, com letra legível. A comissão julgadora analisará as redações pelos critérios de criatividade, relevância, organização dos argumentos, ortografia e gramática.

As cinco melhores redações terão os seus textos publicados no site do Hospital do Câncer de Barretos e participarão de um estágio de três dias no Centro de Pesquisas de Oncologia Molecular. O primeiro lugar receberá um notebook juntamente com o professor responsável. Todos os alunos classificados entre o 2º e 5º lugar receberão um tablete.

Comentários