Educação: Amor, Exemplo, Experiência

Flávio Rodrigo Masson Carvalho
 
Como você foi educado? Como está educando seus filhos? Como estão sendo educadas as crianças nas escolas? Quem são os professores de hoje?
A educação é uma unanimidade, ou seja, todos acreditam ser a educação o caminho para transformarmos o mundo num lugar melhor de se viver.
Não tenho todas as respostas, e nem tenho pretensão de tê-las. Mas estou pensando na educação como nunca! Nunca estudei tanto! Quero colocar em prática o que estou estudando e desenvolvendo.
As escolas deveriam ter um currículo em que as disciplinas trabalham de forma integrada, compondo Áreas de Estudo atendendo níveis de ensino.
As Áreas de Estudo são as seguintes: Matéria – Vida – Corpo - Expressão; e Sentimento.
A educação tem que ser realizada com amor, exemplo e experiência.
Educação com Amor
O educando precisa de aceitação e compreensão. Educar é amar. O educador deve ajudar, amparar e esti­mular.
O amor faz com que os educandos cresçam no bem, tornando-se seres conscientes.
Educação com Exemplo
O exemplo é uma didática viva. Nossos exemplos exercem maior influência do que nossas palavras.
Exemplos de conduta ética e uso da inteligência no bem formam o caráter.
Educação com Experiência
O educando aprende pela experiência. Situações reais ou simuladas e situações-desafio fazem com que ele aprenda a raciocinar, analisar, pensar e agir.
O educando não aprende decorando definições, mas compreendendo conceitos.
A teoria deve sempre estar conjugada com a experiência.
Educação Moral
A educação moral leva o homem à sua perfectibilidade, através do desenvolvimento de suas potencialidades. Ela significa formação do caráter do educando; potencialização das virtudes; sensibilização dos sentimentos; direcionamento da inteligência para o bem.
Através desse trabalho te­mos a construção do homem integral.
A instrução fica subordinada à formação.
O bem e o belo direcionam o ser no mundo, dando-lhe consciência moral no convívio com os outros.
Valores Humanos
A educação moral é feita trabalhando-se quatro valores humanos básicos: físicos, intelectuais, morais e espirituais.
Cada valor humano desdo­bra-se no seguinte conteúdo:
1 - Valores físicos: corpo e atividades físicas.
2 - Valores intelectuais: economia, política, cultura, ciência.
3 - Valores morais: sentimentos, sociedade, ar­tes, virtudes, família.
4 - Valores espirituais: religiosidade.
Esses valores humanos são incorporados ao trabalho curricular, ou seja, não são criadas novas disciplinas, mas sim passam a constituir a base do pro­cesso educacional desenvolvido junto ao educando.
Os valores morais e espiritu­ais direcionam os valores físicos e intelectuais, embora sejam trabalhados harmonicamente.
Fonte: IBEM: Instituto Brasileiro de Educação Moral


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