Repórter Eco mostra projeto com retalhos de tecidos automotivos que geram renda

O Repórter Eco deste domingo, 19 de junho, apresenta um projeto inusitado sobre o reaproveitamento das sobras dos tecidos de indústrias automobilísticas nacionais, e traz uma reportagem sobre o projeto Engajamundo, que une brasileiros a fim de enfrentar os desafios socioambientais ao redor do globo. O livro Pelos Mares do Mundo, do fotógrafo e oceanógrafo Marcelo Skaf também ganha espaço no programa da TV Cultura, que vai ao ar às 17h30, com apresentação de Márcia Bongiovanni. (foto)

Já se imaginou sendo capaz de utilizar retalhos de tecidos automotivos para reforçar o orçamento familiar? Foi pensando nisso que mulheres de comunidades do entorno das fábricas automobilísticas de São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR) resolveram criar o projeto chamado Costurando o Futuro. Com o objetivo de reaproveitar os materiais por meio da reciclagem, as trabalhadoras da região metropolitana do ABC paulista investem nos materiais descartados pelos operários das fábricas de veículos. Em sete anos, o programa já qualificou mais de 250 pessoas.

Além de corte e costura, elas aprendem, também, como funciona o processo criativo e o gerenciamento do próprio negócio. Na oficina de São Bernardo do Campo, por exemplo, cinco costureiras formam um grupo produtivo e confeccionam, por mês, cerca de 1500 peças. Só com essa iniciativa, já foi possível reciclar 70 toneladas de tecidos nessa unidade. O lucro final do projeto ajuda essas pessoas a aumentar a renda familiar. Segundo Francisca Lopes Brito, uma das integrantes, "ajuda bastante, até porque eu não tenho outra renda a não ser esta".

Outra ideia socioambiental que tomou grandes proporções e trouxe voz a milhares de jovens que lutam por um futuro melhor foi o projeto idealizado por Raquel Rosenberg, o Engajamundo. A brasileira de 26 anos, formada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), explica como é o funcionamento. "É uma iniciativa de jovens que trabalham com formação, participação e mobilização de temas internacionais. Existem pessoas do Brasil inteiro e a gente capacita eles, levando pequenas delegações com posicionamentos fortes para conferências da ONU e, na volta, a gente traz esses temas globais para o dia a dia dos jovens".

Raquel é responsável por representar o projeto pelo mundo, e por isso esteve engajada diretamente na Conferência de Mudanças Climáticas da ONU, realizada em Paris, na França. E também já apresentou uma palestra do TED, organização sem fins lucrativos que há mais de duas décadas realiza conferências a partir do tema Ideias que Merecem ser Compartilhadas.

Além disso, o Repórter Eco apresenta uma reportagem feita com o fotógrafo, oceanógrafo e fundador da ONG Instituto Baleia Jubarte, Marcelo Skaf. Ele já participou de dezenas de expedições pelos oceanos para registrar a vida marinha e, em mais de 20 anos, reuniu mais de 35 mil imagens desse universo pouco desvendado. Com tudo isso de material, ele optou por reunir todas essas fotografias, o que culminou no livro Pelos Mares do Mundo.

Comentários