Mostra de cinema nas escolas de Jales joga luz sobre direitos humanos e cidadania

Diretoria Regional de Ensino vai levar curtas para todas as escolas até o final do ano; dez sessões já foram realizadas
         Alunos do 9º ano e do ensino médio de Jales estão sendo estimulados a pensar e debater temas relacionados aos direitos humanos. A partir de uma mostra de cinema idealizada pela Diretoria Regional de Ensino esses estudantes estão tendo a oportunidade de refletir sobre educação, desigualdade social, violência contra a mulher e diversidade religiosa.
         São nas aulas de História, Filosofia, Sociologia ou Artes que acontecem as exibições. Cada sessão dura de 40 a 50 minutos e é precedida por um debate sobre os assuntos abordados pelos curtas-metragens “Do meu lado”, que mostra a vida de duas vizinhas, uma umbandista e outra protestante, que começam a se cruzar, e “Abraço de maré”, que traz para a tela a história de vida de uma família ribeirinha, que mora em uma casa de taipa às margens do rio Potengi.
         “Sem dúvida o mais bacana da nossa mostra é a reflexão que ela causa nos nossos alunos. Direitos humanos é um assunto que está cada vez mais em debate e nossa ação tem ajudado os estudantes a conhecerem os seus próprios direitos e valores éticos; a conhecer o próprio papel na sociedade”, diz Sandra, professora-coordenadora do núcleo pedagógico de artes. 
Cerca de 450 pessoas, entre alunos, professores, diretores de escola e supervisores de ensino já participaram da mostra, que retomará as atividades no início de agosto, quando os alunos da rede estadual voltam do recesso escolar. Os professores destas disciplinas envolvidas passaram por orientação técnica e foram instruídos a utilizar a linguagem cinematográfica e o os temas dos filmes em questão para trabalhar o conteúdo do currículo oficial do Estado de São Paulo.

Comentários