Fundecitrus disponibiliza sistema online de previsão de podridão floral

O Fundo de Defesa da Citricultura - Fundecitrus disponibilizou aos citricultores o sistema online de previsão de podridão floral, doença também conhecida como "estrelinha", causada pelo fungo Colletotrichum spp., que afeta as flores e causa queda precoce de frutos jovens.

 
O sistema online de previsão informa o risco imediato ou futuro (até três dias) de ocorrência de podridão floral com base em dados de temperatura e molhamento que estimam a germinação de esporos do fungo. As informações ajudam o citricultor a realizar as aplicações de fungicida no momento correto, evitando pulverizações desnecessárias. Os testes feitos no campo, nas últimas safras que foram mais secas, mostraram que foi possível reduzir as aplicações em mais de 75%.

As perdas provocadas pela podridão floral variam em função da quantidade e distribuição de chuvas durante o período de florescimento. Em casos extremos, a doença pode causar redução de até 80% na produção. No estado de São Paulo, os maiores prejuízos foram registrados no final da década de 70, no início dos anos 90 e na safra referente ao florescimento de 2009.

Os produtores cadastrados no programa recebem avisos por mensagens de celular ou e-mail sobre os riscos de ocorrência da doença e a indicação de pulverização. "As aplicações para podridão floral devem ser realizadas sempre de forma preventiva, antes do início das chuvas, mas se o molhamento das plantas se prolongar por 48 horas consecutivas, o sistema indicará necessidade de reaplicação do fungicida. Dessa forma, pulverizações desnecessárias são evitadas, tornando o controle da doença mais sustentável, uma vez que reduz o número de aplicações em anos mais secos e direciona as pulverizações para os momentos mais críticos em anos chuvosos, Reduzindo os custos de produção e mantendo o controle eficiente da doença", explica o pesquisador do Fundecitrus Geraldo José da Silva Junior, um dos responsáveis pelo sistema, que foi desenvolvido pelo Fundecitrus em parceria com a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP), a Universidade da Flórida e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE).

O citricultor que quiser participar deve possuir uma estação meteorológica ou estar próximo até cinco quilômetros de alguma estação do Fundecitrus.

Comentários