Santa Casa inicia implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente

O Prontuário Eletrônico do Paciente – PEP é um sistema eletrônico para armazenamento de dados em saúde, que tem como principal benefício a prescrição médica de forma eletrônica, bem como o acesso rápido aos registros de saúde, tomadas de decisões, melhores resultados dos tratamentos e segurança dos pacientes.

O módulo PEP adquirido por meio do sistema hospitalar Wareline, possui certificação de nível de segurança reconhecida pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde – SBIS e pelo Conselho Federal de Medicina – CFM, e passou a ser implantado pela equipe multidisciplinar em março deste ano juntamente com a ideia proveniente da Administração.

De acordo com o gestor de TI, Eder Santos todos os colaboradores assistenciais e profissionais médicos serão capacitados e treinados. "Estamos realizando a coleta de requisitos para alinhar os processos manuais aos processos eletrônicos com o objetivo de diminuir o impacto das mudanças no início das operações, e também estamos providenciando a reestruturação física necessária, tão logo do término, iniciaremos os treinamentos e agendaremos o começo do PEP. Estaremos disponibilizando cronograma de treinamento e criando equipe multidisciplinar que atuará na resolutividade de eventos com o PEP".

O administrador, Valdenis Márcio Neves (foto), revelou que a ideia de implantação do PEP também foi solicitado pelos médicos em uma conversa com a diretoria clínica e técnica, o que incentivou a administração a implantar esse recurso. "O prontuário eletrônico está implantado na maioria dos hospitais e a Santa Casa não poderia ficar sem esta ferramenta, que trará agilidade no processo, confiabilidade nas informações e facilidade para vários departamentos".

Também farão parte do processo os setores recepção, faturamento, laboratórios, farmácia e nutrição. (por Caroline Guzzo)

Comentários