Palestra encerra Programa de Educação Inclusiva







 
A Secretaria Municipal de Educação realizou na sexta-feira, 29 de abril, no plenário da Câmara Municipal de Jales, uma palestra para simbolizar encerramento oficial das ações de formações do Programa de Educação Inclusiva: Direito a Diversidade, que visa apoiar a formação de gestores e educadores, a fim de transformar os sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos, em parceria com o FNDE- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

A palestra teve como tema "Educação Especial no contexto da Educação Infantil", ministrada pela professora Ana Nicolaça Monteiro, mestre em educação pela USP, pedagoga pela UNESP e professora em cursos de graduação e pós-graduação em educação, atualmente consultora da UNESCO/MEC.

As ações de formações que estão sendo concluídas no município polo de Jales tiveram início em abril deste ano. São formações específicas a professores de atendimento educacional especializado, educadores e professores do ensino da rede municipal e particular de Jales e municípios de abrangência.

O desafio destas ações é oferecer ao público alvo da educação especial, alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, uma educação de qualidade.

As formações tiveram como eixo temático a Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva, através dos cursos de deficiência intelectual, tecnologia assistiva, libras, práticas pedagógicas aos alunos com necessidades educativas especiais na educação infantil, arte, movimento e educação física com recursos de acessibilidade, práticas e atribuições específicas ao atendimento educacional especializado e práticas pedagógicas da educação infantil.

Os cursos tiveram durações 40, 64 e 80 horas e contemplou 235 educadores participantes dos municípios de Jales, Aspásia, Auriflama, Rubinéia, Santa Albertina, Dolcinópolis, Santa Fé do Sul, Estrela d’Oeste, General Salgado,Santa Salete, Ilha Solteira, São Francisco, Macedônia, Mesópolis, Nova Canaã Paulista, São João de Iracema, Ouroeste, Palmeira d’Oeste, Três Fronteiras, Urânia, Pontalinda, Vitória Brasil, Paranapuã e Fernandópolis.

As formações foram desenvolvidas por formadores pós-graduados nas áreas de Educação, Educação Especial e Inclusão de diferentes universidades do país.

Estavam presentes neste evento os professores cursistas, gestores de educação convidados dos municípios de Jales e região, com a presença da secretária municipal de educação de Jales, Liliane Bíscaro Nogueira e a coordenadora de educação especial do Programa de Educação Inclusiva do polo de Jales, Mariângela Nunes Bezerra.

Comentários