Sem chuva, temperatura e evapotranspiração aumentam no noroeste paulista e já são as maiores dos últimos 5 anos no mês de abril - Irrigação é necessária

Foto do contato
 
Passados 14 dias do mês de abril o noroeste paulista ainda não registrou chuva e as médias das temperaturas máximas são as maiores nos últimos 5 anos.

Em relação ao ano de 2015, entre os dias 01 e 14 de abril a região registrava uma média de 27 milímetros, com grande dispersão das chuvas entre os municípios do noroeste paulista, quando em Ilha Solteira choveu apenas 4 mm, em Sud Mennucci choveu 39 mm e em Paranapuã choveu 52 mm. Mas em 2016 ainda não caiu uma gota de chuva na região e já são 19 dias sem chuvas em Pereira Barreto, Ilha Solteira e Sud Mennucci, à 33 dias sem chuvas em Paranapuã e 30 dias em Populina e Marinópolis.

Chuvas no noroeste paulista em 2015. Fonte: Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira (http://clima.feis.unesp.br)
No último domingo - dia 10 de abril de 2016 - foi mais um dia muito quente, com a temperatura batendo nos 38,6ºC à sombra em Sud Mennucci, a mais alta da região e do ano, como mostram os dados do Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, proveniente da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Em apenas 2,5% dos dias foram registradas temperaturas superiores a 38,6ºC na região e nos primeiros 14 dias de abril a temperatura máxima média está em 36,4ºC, muito superior ao mesmo período de 2015 quando a média das máximas ficou em 31,7ºC.

Temperaturas máximas no noroeste paulista em abril de 2016. Fonte: Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira (http://clima.feis.unesp.br)
E de acordo com a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira a média das temperaturas máximas já é a maior dos últimos 5 anos.

Fonte: Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira (http://clima.feis.unesp.br)

A evapotranspiração média no período de 01 a 13 de abril de 2016 está em 4,1 mm/dia ou no acumulado médio de 53 mm, variando entre 3,3 mm/dia em Sud Mennucci (Estação Santa Adélia Pioneiros) e 4,8 mm/dia em Pereira Barreto (Estação Santo Adélia), que teve no dia 5 de abril o maior registro da região, chegando à 5,4 mm/dia.
A evapotranspiração é o valor da perda da água pela atmosfera pelo processo de evaporação do solo e transpiração das plantas e que, para máxima produtividade, deve ser reposta pelas chuvas ou pela irrigação. Cada milímetro significa a necessidade de 10 mil litros de água por hectare e assim, seriam necessários em média na região chuvas de 53 mm, ou ainda, os sistemas de irrigação devem colocar ao solo este valor para que se tenha a produtividade desejada.

Evapotranspiração no noroeste paulista em abril de 2016. Fonte: Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira (http://clima.feis.unesp.br)
O conhecimento do valor da evapotranspiração de uma região é fundamental para que o irrigante possa entregar a água no momento e quantidade certa e assim, realizar o manejo eficiente da irrigação.
A UNESP Ilha Solteira através do Canal CLIMA atualiza a cada hora o valor da evapotranspiração no noroeste paulista e presta assim um importante serviço de apoio ao irrigante. De acordo com o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, "com essas informações divulgadas pela UNESP os irrigantes da região podem aplicar água através dos sistemas de irrigação com elevada eficiência no processo de produção de alimentos. O manejo da irrigação, nada mais é que uma conta corrente, onde são calculadas as perdas de água pela evapotranspiração da cultura e as entradas de água pelas chuvas, se o resultado for favorável para a evapotranspiração, a reposição de água deve ser feita pelo sistema de irrigação e de posse deste resultado, se estima o tempo necessário para que o sistema de irrigação fique ligado para recompor o armazenamento de água no solo e garantir a máxima produtividade".

De acordo com o
Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez "no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, todas as variáveis climáticas são disponibilizadas  de forma livre e gratuita permitindo um amplo uso destas informações, tanto na área urbana como rural".

SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários