Secretaria Municipal de Saúde adota projeto de RPG e pilates para servidores públicos

 
Visando melhorar a qualidade de vida e a saúde dos seus funcionários, a Secretaria Municipal de Saúde vai colocar em prática o "Projeto de RPG e Pilates", com a realização de exercícios físicos no local de trabalho. A ação, que tem início no dia 5 de maio, é uma parceria da municipalidade com os fisioterapeutas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família/NASF, Dieine Morise Mendes Garcia e Tiago Rodriguez Dan (foto).

O projeto visa à prevenção, o rastreamento e o diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza sub-clínica e também a constatação da existência de possíveis casos de doenças profissionais, que podem causar danos irreversíveis ao funcionário.

Com ênfase em ginástica laboral, cujo objetivo é garantir a saúde preventiva dos servidores, evitando lesões, aumentando a produtividade, promovendo bem-estar físico, mental e social prolongados, estímulo à rotina ativa, diminuição de problemas posturais e musculares, melhorando a disposição, a produtividade, o autoconhecimento do corpo, a coordenação motora e a socialização entre as equipes e seus superiores.

Os encontros serão as quintas-feiras, no período da manhã, a partir das 7 horas e com duração de 20 a 30 minutos e o foco de atuação será na Secretaria de Saúde de Jales.

A iniciativa esta prevista no Caderno de Atenção Básica nº 5 (CAB 5), do Ministério da Saúde, que descreve e preconiza a Saúde do Trabalhador, atendendo os programas Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, e sob orientação da Norma Operacional de Saúde do Trabalhador no SUS/MS – NOST/SUS (Anexo V), da Instrução Normativa de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Anexo VI) e demais normas existentes para a atuação do SUS nesse campo.

Comentários