Santa Casa de Jales enfatiza trabalho de humanização

 
Na manhã de terça-feira, 29 de março, no Centro de Estudos da Santa Casa, estiveram presentes as articuladoras da humanização da DRS XV de São José do Rio Preto e da atenção básica do município de Jales. O propósito da reunião foi reestabelecer a humanização e enfatizar alguns princípios para a excelência na aplicação de planos de trabalho.

Desde o início de 2016 a instituição vem reformulando e dando continuidade ao Grupo de Trabalho de Humanização, GTH, o qual consiste em abranger gestores e a própria administração hospitalar com o objetivo de elaborar, discutir e implantar ações que visam a melhoria da qualidade e prestação dos serviços aos usuários, bem como, aos colaboradores no próprio ambiente de trabalho.

A reunião teve a presença de todos os membros do GTH, sendo eles dos setores, Educação Continuada, Recursos Humanos, Ouvidoria, Serviço Social, Responsável Técnica da Enfermagem, Administração, Recepção e Hotelaria, tal como do provedor, José Devanir Rodrigues, o Garça, que acompanhou as explicações e sugestões.

"A humanização preza em proporcionar aos pacientes e acompanhantes uma atenção acolhedora, humana e resolutiva. Para isso, está sendo pleiteado a gestação de alto risco e a instalação de novos leitos de UTI Neonatal, que são fatores importantíssimos para qualificar ainda mais a nossa instituição e melhorar o aspecto humanizado".
O administrador Valdenis Márcio Neves, acompanhou as articuladoras em uma visita aos setores materno-infantil do hospital. Na ocasião, as visitantes expuseram várias propostas dentre elas a importância da retomada do GTH, da participação da Ouvidoria como elo de ligação entre pacientes e gestão, a relevância da alta responsável e qualificada ao idoso, gestante e criança.

Para o supervisor administrativo interno/Hotelaria e presidente do GTH, Eider M. Nestor, as articuladoras forneceram ideias inovadoras capazes de mudar a estrutura para lidar com o pós alta e sugestões que auxiliaram o sistema de humanização dos usuários internos e externos da Santa Casa. "Foi uma conversa muito rica, da qual tiramos o maior proveito possível para pensar no melhor para os usuários".

As reuniões serão quinzenais e a equipe do GTH continuará dando continuidade às atividades, realizando as adequações de humanização no âmbito hospitalar, tratamento ao espaço físico, profissional e relações interpessoais.

Comentários