Reflexão de Boa Vontade

Por Paiva Netto*
 
 
Hamlet, Einstein e a imprescindível intuição
 Os temas de natureza espiritual devem ser primeiro pressentidos. Porquanto, falam ao coração diretamente, vencendo obstáculos, com maior desenvoltura, se houver bom ânimo e simplicidade de alma. E por nossa parte eterna, quando vigilante e boa, ouve-se a mensagem de Deus com maior clareza. Com frequência se alcança pelo sentimento (na acepção em que é entendido pelos poetas) o que demora a vir pela mente. Despertá-lo é abrir a Alma para o Criador. A intuição é a inteligência de Deus em nós.
O próprio Einstein (1879-1955) conta que muitas vezes pensava, pensava, pensava a respeito de um assunto da física, da matemática, da razão, do raciocínio e não conseguia obter resultado qualquer. Ia dormir e, em sonho, como ele mesmo relatou, descortinava-se, diante de si, o monumento do Universo, e, lá, a famosa Equação da Relatividade, E=mc2, pairando no espaço.
— Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que sonha a vossa filosofia.
Pôs Shakespeare (1564-1616) estas palavras na boca de Hamlet, que segurava a caveira do amigo: "To be or not to be, that is the question". ("Ser ou não ser, eis a questão".)
Aqui, uma curiosidade sobre essa frase, constante da peça do brilhante dramaturgo inglês. No Ato 1, Cena 5, lemos: "There are more things in Heaven and Earth, Horatio, than are dreamt of in your philosophy". ("Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que sonha a vossa filosofia".) No original inglês, não existe o adjetivo "vã", como geralmente é acrescentado em algumas versões para o idioma português.
 
* José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.

Comentários