Médico da Vigilância Epidemiológica de Jales realiza palestra sobre H1N1 para profissionais da Saúde do HC de Jales

Na quinta-feira, 14 de abril, o médico Maurício F. Favaleça, Infectologista da Vigilância Epidemiológica de Jales realizou uma palestra especial com esclarecimentos sobre a gripe influenza “A” ou H1N1.
A palestra foi realizada nas dependências do Anfiteatro do Hospital de Câncer de Barretos – Unidade III de Jales e organizada pela Enfermeira Simone Colaviti Antoniassi do SCIH - Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e pelo médico Savio Costa de Paulo, do CIA - Centro de Intercorrências Ambulatoriais, para que os profissionais da saúde pudessem conhecer e lidar com os métodos preventivos especialmente, para a educação básica de cada paciente do hospital.
O evento durou aproximadamente 1 hora e o Infectologista ressaltou que a transmissão do vírus H1N1 / influenza “A” pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. Experiências recentes indicam que esse vírus não é tão agressivo quanto se imaginava.

Enfatizou também os principais sintomas da doença, pois os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais à pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.
Os principais sintomas são similares a uma gripe comum e, geralmente, tem melhora espontânea em sete dias, embora a tosse, o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas.

O período mais frequente da doença é no outono e no inverno, mas não isentando as outras estações do ano, onde a doença é menos identificada. Porém este ano, há um aumento no registro de casos em um período atípico.
Como precauções em torno deste mal, é orientado frequentemente higienizar as mãos, principalmente, antes de consumir alimentos e após tossir ou espirrar, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir usando o braço e não as mãos, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados, evitar contato próximo a pessoas com sinais e sintomas de influenza, resguardar-se em casa no período dos sintomas, evitar aglomerações e ambientes fechados e adotar hábitos saudáveis, como ingestão de líquidos e alimentação balanceada.



Comentários