Família presa por falsificação teria vendido 200 mil produtos, diz PF


Casal de irmãos foi preso em Jales (SP) por falsificação de equipamentos. Produtos de informática e etiquetas famosas foram apreendidos.
 
Do G1 Rio Preto e Araçatuba
 A Polícia Federal de Jales (SP) desmantelou nesta terça-feira (19) um esquema de falsificação de equipamentos eletrônicos na cidade. Segundo a Polícia Federal, os suspeitos vendiam os produtos pela internet como se fossem originais de marcas famosas. Um casal de irmãos, que comandava o esquema, foi preso. A polícia estima que nos últimos anos mais de 200 mil vendas foram concretizadas pela empresa.

O depósito de equipamentos de informática funcionava em um prédio no Distrito Industrial de Jales. O local foi descoberto depois da denúncia feita por uma empresa multinacional do setor de informática. Os policias encontraram um galpão lotado de produtos eletrônicos importados da China.

Segundo a Polícia Federal, os equipamentos recebiam etiquetas de marcas famosas do mercado e eram vendidos como originais. "Recebemos a denúncia de um representante de uma grande empresa que vende produtos eletrônicos e de informáticas e que ele tinha comprado um produto e que ele seria falsificado, mesmo o produto tendo a marca desta empresa, ele não seria verdadeiro", afirma o delegado da Polícia Federal, Cristiano Pádua da Silva.

Segundo a PF, os equipamentos de informática eram vendidos em um site que os falsificadores mantinham e principalmente em outro site de vendas on-line muito conhecido no Brasil. "Os produto eram vendidos para todo o país, por meio da internet, e eles despachavam pelos Correios em São José do Rio Preto (SP)", diz o delegado.

Em Fernandópolis (SP), os irmãos abriram uma loja física que revende produtos de informática. Em diligência ao local, os federais confirmaram que os produtos comercializados também tinham procedência duvidosa. Vários produtos eletrônicos foram apreendidos neste local.


Os produtos eram anunciados na internet como originais, porém, análises dos fabricantes confirmaram que alguns deles eram falsificados. Centenas de etiquetas de marcas famosas foram apreendidas na sede da empresa.

A polícia acredita que as falsificações em Jales aconteciam há uns seis anos. Todo material apreendido vai para a Receita Federal. Um casal de irmãos, apontados como responsáveis pelo esquema, foi preso, mas pagou fiança. Eles devem responder por falsificação e associação criminosa.

.
(Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Comentários