Em Vitória Brasil: Governador Alckmin inaugura creche e beneficia 130 crianças


O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta sexta-feira, 29 de abril, mais um prédio de Educação Infantil. A cidade de Vitória Brasil, na região de Jales, é a beneficiada através do Programa Creche Escola. A construção foi possível graças à parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a prefeitura local.

A unidade, batizada de EMEI Neide Aparecida de Carvalho, tem capacidade para atender até 130 crianças de 0 a 5 anos. "Estamos entregando hoje a 119° Creche Escola. É importantíssimo este trabalho. A criança entra no primeiro ano do ensino fundamental, praticamente alfabetizada", comemorou o governador Geraldo Alckmin. Para isso, foram investidos mais de R$ 1,2 milhão nas obras. O espaço possui nove salas pedagógicas, além de berçário, fraldário, lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. Todos os ambientes respeitam as normas de segurança e de acessibilidade.

No convênio assinado, a Secretaria é responsável pelo repasse dos valores financeiros e pelo processo de acompanhamento das obras. Já as prefeituras, em contrapartida, devem apresentar o terreno, realizar a licitação e condução dos serviços. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.
Investimento no Ensino Fundamental e Médio

Além da atenção especial à Educação Infantil, a Secretaria da Educação mantém em funcionamento na região de Jales uma rede com 33 escolas e 12,5 mil alunos de Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio. Dessas, 13 unidades adotam o modelo de tempo integral e oferecem uma grade horária superior a sete horas por dia. Os estudantes também têm acesso a dois Centros de Estudos de Línguas, com aulas gratuitas de espanhol, inglês, italiano e francês.

Comentários