Quem tem boas práticas?

*José Renato Nalini

Um dos temas recorrentes na educação brasileira é a busca de otimizar gestão. Uma gestão inteligente faz mais com menos, tem criatividade, enfrenta dificuldades com altanaria, suscita emulação saudável e exercita o empreendedorismo. Neste momento da vida brasileira, é urgente multiplicar as boas práticas de gestão e verificar que há muita gente que não para com vistas a apreciar a crise ou a lamentar a situação, mas encontra alternativas superadoras.

O jornalista Antonio Góis, responsável por um programa sobre educação no canal Futura, realiza um projeto relacionado exatamente à valorização das boas práticas em Gestão Escolar. Está em busca de exemplos de atuações valorosas, que obtiveram êxito a despeito das adversidades.

Assim, está interessado no relato de Diretores que assumiram escolas com situações graves, seja de baixos indicadores de aprendizagem, quanto de indisciplina, violência, desmotivação, evasão escolar. Ou questões materiais: vandalismo, depredação, nenhum apreço ou respeito pelo que, por ser público, é de todos. Ao contrário da aparente convicção de que o público "é de ninguém".

Mas os responsáveis pela escola problemática a transformaram radicalmente. E para melhor. A série a ser produzida é valorizar o papel desses gestores. Quais os instrumentos utilizados para obter o sucesso? Como conseguiram mobilizar a sociedade? Como captaram o entusiasmo juvenil que o alunado sempre tem quando merece respeito e é ouvido? Como era a escola antes, como está hoje? Como manter o clima de respeito, de harmonia e de idealismo?

O objetivo é mostrar a outros diretores, em situação análoga, que nem tudo está perdido. A busca desses modelos incentiva a escola a realizar uma ação de comunicação, pode mostrar à mídia que nem tudo na educação é catastrófico, assim como costuma enfatizar, motivar a comunidade a se interessar mais pela escola, assim como a família, que tem o dever constitucional de propiciar educação de qualidade, ao lado do Estado e da sociedade.

Quem tiver boas práticas para indicar, acesse o portal da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que terá satisfação enorme de noticiar e divulgar aquilo que deve servir de paradigma para toda a rede.

Comentários