Pesquisa realizada por alunos da Fatec Jales revela o potencial agroturístico de Santa Salete/SP


No dia 19 de março, foi realizado em Santa Salete o 1º Encontro da Agricultura Familiar, que teve como objetivo mostrar o resultado de uma pesquisa realizada pela Fatec Jales com os agricultores familiares do município, a qual apontou para a existência de um grande potencial agroturístico nesse local.
No evento, a pedido dos agricultores, que estão viabilizando uma cooperativa, o Prof. Me. Lucio Lombardi Teixeira Nunes, que também é gerente da Cooperativa Agrícola Mista dos Produtores Rurais de Jales, proferiu uma palestra com o tema Cooperativismo e Associativismo Rural.
Após, o engenheiro agrônomo Me. Nilton Marques de Oliveira, coordenador da Comissão Executiva do CODETER Noroeste Paulista e também professor da Etec de Jales, falou sobre o Território Noroeste Paulista, divisão dada pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário - SDT/MDA.
Em seguida, a Prof.ª Drª. Aline de Oliveira Matoso apresentou a todos os presentes o resultado da pesquisa realizada pelos alunos da Fatec Jales, que identificou a viabilidade do agroturismo no município de Santa Salete. Para realizar o estudo, os alunos, entre outras atividades, visitaram diversas propriedades familiares e identificaram grande potencial agroturístico, o que apontou para a importância de uma organização dos produtores para a viabilização do projeto. Os dados da pesquisa ficarão disponíveis na Casa da Agricultura de Santa Salete.
O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Santa Salete em parceria com a Fatec Jales, com a Unesp de Ilha Solteira e o Núcleo de Desenvolvimento Territorial- NEDET – Noroeste Paulista. Nele, marcaram presença alunos, ex-alunos e o professor Dr. João Vitor Ferrari, do curso de Agronegócio da Fatec Jales, que participaram da pesquisa. Também estiveram presentes políticos locais e a coordenadora do curso, a Prof.ª Me. Adriana de Souza Colombo.

Comentários