Basquete de Jales estreia na VI Copa Monte Líbano/Liga Regional

De pé (da esq/dir): Fábio Galan, Oswaldo Valente, Rafael Peixoto, André Salviano, Thomás Freitas, Victor Rodrigues, Lucas Viana e Allan Oliveira. Agachados: Daniel Martins, Vilter Moraes, Thiago Silva, Fernando Manfrin, Osvaldo Landin, André Costa e Raony Reis.



 
 
Após conseguir sua classificação na seletiva para a disputa da 6ª edição da Copa Monte Líbano/Liga Regional de Basquetebol – 2016, tendo participado de todas as edições do campeonato e na condição de atual vice-campeã da série prata, a equipe jalesense estreou, no último domingo, dia 06 de março, jogando a 1ª partida válida pela competição, da qual também participam as equipes de Monte Aprazível, Fernandópolis, Cedral, Mirassol, Catanduva, Tanabi, Lins, Potirendaba, Paranaíba, além da anfitriã Monte Líbano, que disputa a competição com duas equipes.


A estreia foi justamente contra uma das equipes anfitriãs do torneio, Monte Líbano, e o jogo não terminou como a equipe jalesense gostaria.

O ataque de Jales não fluiu e a equipe, apesar de buscar pontuar, não coseguia fazê-lo, pois as bolas insistiam em não cair.

O jogo começou em ritmo de estudo de ambas equipes, que mais se defendiam que atacavam, acabando por frustrarem as iniciativas de ataque do adversário. Porém a equipe anfitriã acabou por conseguir pontuar melhor, fechando o primeiro quarto da partida em 16 a 11 a seu favor.

Veio o segundo quarto e, com ele, uma situação que acabou por contribuir em muito para a definição da partida: a equipe de Jales parecia ter entrado em "pane": a defesa não marcava como deveria e o ataque errava muito, o que resultou em um placar de 20 a 08 para o adversário, que terminou vencendo o primeiro tempo da partida por 36 a 19.

O intervalo serviu para a equipe de Jales, desestabilizada, colocar seus nervos no lugar e buscar focar-se mais no jogo. A equipe voltou para o terceiro quarto da partida decidida a buscar e virar o placar. Para isto, adotou uma defesa mais agressiva, que resultou em várias roubadas de bola, anotando pontos de contra-ataque, além de conseguir converter cestas, pois, finalmente, a bola começava a cair. Imprimindo este ritmo mais agressivo, a equipe jalesense comandou o placar do período, tendo anotando 17 pontos e permitindo que o adversário fizesse 10, trazendo a diferença para 10 pontos, fechando, portanto, o terceiro quarto da partida com o placar de 36 pontos, contra 46 do adversário.

No último quarto, Jales buscou imprimir a mesma defesa agressiva do tempo anterior e chegou a trazer a diferença para apenas 6 pontos. Porém, não conseguiu ser tão contundente, principalmente no que diz respeito aos chutes de 3 pontos do adversário, que caíram com facilidade. Resultado do quarto: 11 para Jales, contra 14 do adversário e placar final da partida em 60 a 47.

Jogaram e pontuaram pela equipe de Jales: Fernando Manfrin, Thomás Freitas (16), Allan Oliveira (06), Osvaldo Landin, Lucas Viana, Oswaldo Santos (05), Thiago Silva (11), André Costa (05), Rafael Peixoto, Vilter Moraes, Fábio Galan (04) e Victor Santos.

A equipe jalesense à quadra no domingo, 20 de março, às 10h30, quando enfrenta a equipe de Tanabi

Comentários