Sesc Rio Preto abre inscrições para curso de formação de árbitros de basquete





 
Além de ampliar os conhecimentos sobre o basquete, os participantes poderão praticar durante o jogo de encerramento do Sesc Verão 2016                                                     

               Quando o professor canadense James Naismith recebeu a missão em 1891 de inventar um jogo sem violência que estimulasse seus alunos durante o inverno, e que também pudesse ser praticado no verão em áreas abertas, não imaginou o sucesso que alcançaria. Hoje, o basquete é praticado por mais de 300 milhões de pessoas no mundo inteiro, nos mais de 170 países filiados à FIBA (Federação Internacional de Basquete).
            Por ter as regras claras em sua cabeça, que ao todo somaram 13 itens, Naismith pensou também nas funções que duas pessoas assumiriam durante as partidas: a de fiscal e a de árbitro. Com o passar do tempo essas regras foram se modificando, mas o papel de assegurá-las foi mantido a um árbitro e um ou dois fiscais, auxiliados agora pelos oficiais de mesa e por um comissário. Assim, à medida que o esporte evoluiu, cursos de formação na modalidade passaram a ser exigidos.
No Brasil, dezenas de campeonatos são realizados anualmente. Além disso, o Basquete possui também diversas competições em nível mundial. Por isso, ao se destacarem, árbitros brasileiros podem apitar jogos fora do país. Segundo a Confederação Brasileira de Basquete, atualmente 28 árbitros brasileiros compõem o quadro da Federação Internacional de Basketball (FIBA).
Motivado por essa demanda, o Sesc Rio Preto oferece durante o mês de fevereiro o curso de formação de árbitros. A atividade integra a programação do Sesc Verão 2016.
Com o tema "Qual o Esporte que te Move?" o Sesc Verão destaca o Basquete na unidade de Rio Preto. O foco desta edição é sensibilizar as pessoas para a importância da inclusão do esporte e da atividade física no dia a dia, promovendo vivências, práticas, bate-papos e encontros.
Neste curso, realizado de 13 a 28 de fevereiro, aos sábados e domingos, das 10h às 16h, serão abordadas as regras do basquete e ampliação de conhecimentos dos profissionais sobre o esporte. "Inicialmente o curso vai trabalhar toda a teoria. Depois, os participantes irão para a quadra para treinar como deve ser feita a comunicação com a mesa durante o jogo, por exemplo, e outras rotinas práticas", afirma Clóvis Aguiar, técnico de programação do Sesc Rio Preto.
A ex-árbitra internacional Fátima Aparecida da Silva é a convidada a ministrar o curso. Fátima encerrou em 2009 a carreira de 23 anos como árbitra. Seu último compromisso oficial em quadras estrangeiras foi nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
No final do curso, os participantes irão apitar o jogo de encerramento do Sesc Verão 2016. Além disso, aqueles que concluírem o curso estarão habilitados a exercer a função de árbitro dentro da modalidade.
Para participar é preciso ser maior de 18 anos. As inscrições podem ser feitas pelo email esportivo@riopreto.sescsp.org.br. A participação é gratuita.

Comentários