Santa Casa de Votuporanga promove treinamento para captação de córneas




A CIHT – Comissão Intra Hospitalar de Transplante ofereceu nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, uma capacitação de captação de córneas, para toda a equipe de enfermagem da instituição. O curso teve como objetivo melhorar o fluxo de atendimento e aumentar as captações para a Santa Casa de Votuporanga, que é a segunda maior captadora de córneas da OPO – Organização de Procura de Órgãos de São José do Rio Preto.

O serviço de captação é realizado em Votuporanga, há 4 anos, o que totalizou 145 doações. Só no último mês, janeiro, 6 doações foram efetuadas. Para a coordenadora da CIHT, Kelly Roberta Trindade Almeida, o curso é mais que uma qualificação, é uma forma de divulgar o serviço prestado. "Esta capacitação fortalece o trabalho que já é feito, internamente, e ajuda a atrair mais colaboradores no processo de avaliação e busca de possíveis doadores."

O provedor Luiz Fernando Góes Liévana ressalta a importância do serviço."A doação de órgãos é um assunto que precisa da atenção de todos nós. A Santa Casa de Votuporanga faz sua parte quanto instituição, oferecendo o serviço, treinando os colaboradores, incentivando a Comissão de Transplante a fortalecer e disseminar o trabalho. Esperamos que os números de doações de córneas sejam sempre crescentes para ajudar aqueles que estão aguardando um transplante."

Sobre a doação
Para se tornar um doador de órgãos é preciso avisar a família sobre o interesse. Feito isso, a CIHT – Comissão Intra Hospitalar de Transplante, faz avaliação do possível potencial doador, entrevista familiar, faz a retirada do órgão e envio para o Banco de Olhos, no Hospital de Base. Os possíveis  doadores devem ter idade entre 2 a 80 anos.

Comentários